Na sua 6ª edição, o Open House Porto (OHP) dá as boas vindas à cidade da Maia, que assim se junta a Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia para a grande festa anual da arquitetura organizada pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.
Depois do enorme sucesso da última edição, a mais visitada de sempre, que mobilizou 37 578 visitas aos 70 espaços que abriram portas gratuitamente em Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, o 6º Open House Porto (OHP) já tem data marcada e traz como grande novidade a integração do município da Maia.
Nos dias 4 e 5 de julho, um conjunto de 75 espaços vai abrir as suas portas gratuitamente, mostrando a excelência do património arquitetónico das quatro cidades.
Organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura, com a parceria estratégica das Câmaras Municipais da Maia, Matosinhos (CMM), Porto (CMP) e Vila Nova de Gaia (CMVNG), o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano.
Na sua 6ª edição, o Open House Porto terá como curadores a arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto.
Graça Correia é arquiteta, docente universitária e autora de vários livros e coautora de documentários. Joel Cleto é arqueólogo, Historiador, divulgador da História e Património e docente universitário. É mais conhecido do grande público pela autoria e apresentação de programas sobre História no “Porto Canal”.
Biografias
Graça Correia (Porto, 1965), Arquiteta (FAUP, Porto, 1989), Doutorada em Arquitetura (UPC, Barcelona, 2006). Professora Associada (FCATI-ULP, Porto) e Professora Auxiliar Convidada (FAUP, Porto), tendo sido visiting professor em várias universidades estrangeiras. Colabora com Eduardo Souto de Moura entre 1989 e 1995, tendo desenvolvido em coautoria projetos como a Requalificação da Fábrica Robinson (Portalegre, 2004-2011). Em 2005, funda com Roberto Ragazzi a CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS. A sua obra tem sido premiada, publicada e exibida nacional e internacionalmente. Autora de vários livros, designadamente sobre a obra de Ruy D’Athouguia, é ainda coautora e apresentadora de documentários realizados para a RTP2. Desenvolve, contemporaneamente à sua prática como arquiteta, investigadora e docente, ampla participação cívica. Acaba de escrever uma reflexão sobre a obra dos arquitetos Aires Mateus para a revista TC Cuadernos, de Valência, e um artigo para a Thames & Hudson, sobre o arquiteto David Adjaye. Júri de Prémios ENOR 2020, foi ainda convidada pelo Professor Francesco Dal Co para ser Editor Curator de um número monográfico da Casabella sobre a nova geração de arquitetos portugueses.
Joel Cleto (Porto, 1965), licenciado em História e Mestre em Arqueologia (Fac. Letras Univ. Porto 1987 e 1994). Professor Convidado na European Business School/ISAG, responsável por cadeiras de História e Património na licenciatura em Turismo. Autor e apresentador, desde 2006, de programas sobre História no Porto Canal. Nomeado para o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2012, melhor programa de entretenimento), ganhou dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2016, melhor trabalho media, e 2019, informação turística). Na Câmara Municipal de Matosinhos, entre 1987 e 2014, foi arqueólogo, Chefe da Divisão da Cultura e Museus, dirigiu o Museu da Quinta de Santiago e coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História. Integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira onde dirigiu escavações em monumentos megalíticos de Baião e Marco de Canaveses. Desempenhou funções diretivas no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto e integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto. Autor de vários livros e dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente das revistas “O Tripeiro” (desde 2008) e “História – Jornal de Notícias” (desde 2015). Recebeu das Autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.
Gratuito
Durante um fim de semana, 03 e 04 julho de 2021, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.
Formatos de Visita
Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;
Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;
Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.
Forma de Acesso às Visitas
O acesso à grande maioria das visitas será SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA. Não é necessária qualquer tipo de pré-reserva.
Alguns espaços, devido a condicionantes especificas, podem vir a exigir (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. A reserva será feita através deste site em data a definir.
Acessibilidade
Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.
Vários Espaços
Adicione uma Avaliação