Está em marcha a requalificação do Bairro dos Pescadores em Matosinhos

O município de Matosinhos tem aberto para concurso público a obra de requalificação do Conjunto Habitacional do Bairro dos Pescadores, localizado em Matosinhos. O começo da intervenção está agendado para o início do próximo ano, tendo um prazo de conclusão previsto de 12 meses.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Obras de intervenção iniciam-se em janeiro de 2021

A obra de requalificação do Bairro dos Pescadores vai contemplar intervenções “piloto” num dos edifícios, numa ação que visa também estimular os proprietários a implementar obras de beneficiação nos restantes imóveis.

As intervenções levadas a cabo pelo município vão incidir ao nível das paredes exteriores, da cobertura e da substituição de todos os vãos exteriores.

Quanto aos exteriores, vão recair na reabilitação e requalificação de toda a área envolvente, sobretudo através da execução de pavimentos novos e respetivas infraestruturas, assim como das partes ajardinadas.

A estimativa do valor total desta operação será de 1 milhão de euros, sendo que nesta primeira fase, e conforme explica Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, «incluiu-se a intervenção nos espaços exteriores e apenas num bloco de habitações, onde a MatosinhosHabit é maioritariamente proprietária. O objectivo é que esta ação sirva de referência para os proprietários privados das restantes edificações avançarem com obras, que poderão ser abrangidas pelo programa de habitação “1.º Direito”».

O objetivo final, refere o administrador da MatosinhosHabit, é melhorar a qualidade de vida dos residentes. «Queremos abrir o bairro à cidade, quer em termos físicos, quer sociais», sublinha.

O projeto final resulta de um processo participado entre os moradores, onde se inclui a Associação de Moradores do Bairros dos Pescadores de Matosinhos (AMBPM).

Localizado no concelho de Matosinhos, o Bairro dos Pescadores é um conjunto habitacional composto por vários blocos habitacionais, sendo alguns de propriedade mista, de habitações públicas e privadas, como é o caso do bloco a ser intervencionado.

Bairro dos Pescadores, nova planta
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Já reabriu o Vogue Café Porto: um pátio-refúgio em plena baixa do Porto

Loja da Salsa no Porto tem tecnologia que desinfecta a roupa em 30 segundos

Já é possível fazer Porto-Lisboa (e vice-versa) por 5,29€

Hotel InterContinental Porto reabre com três noites ao preço de duas

Os eventos a não perder no Porto neste fim-de-semana!

Está em marcha a requalificação do Bairro dos Pescadores em Matosinhos

Porto PianoFest está de volta em Agosto

Uber Eats passa a estar disponível 24h por dia no centro do Porto

O Noshi tem uma carta nova com alternativas saudáveis e happy hour de sangria

Restaurante Barão Fladgate apresenta a nova carta de verão

ponte-d-luis-webook