Universidade do Porto distinguida pela UNESCO

Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNESCO uniTwin promove a cooperação e interligação entre universidades a nível internacional
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Cátedra “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto” será coordenada pela Faculdade de Arquitetura (FAUP)

UNESCO acaba de atribuir à Universidade do Porto, através da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a Cátedra “Património, Cidades e Paisagens, Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”.

Coordenada pela professora Teresa Cunha Ferreira, em colaboração com o professor Rui Fernandes Póvoas, a nova Cátedra – a primeira da U.Porto na área do Património Cultural – da UNESCO resulta de uma exigente avaliação por uma equipa de peritos internacionais, após candidatura submetida pela FAUP.

As vertentes prioritárias de atuação incluem o ensino e formação avançada, a investigação, a transferência de conhecimento e a cooperação internacional.

A atribuição desta Cátedra constitui um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos na Faculdade de Arquitetura e no seu Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), em prol da salvaguarda e valorização do património como um recurso e motor de desenvolvimento qualificado do território, das cidades e das paisagens.

Como o próprio nome indica, a Cátedra incidirá na gestão e conservação do património cultural, assim como nos processos de planeamento e de projeto, com o objetivo de promover uma intervenção contemporânea qualificada nos recursos patrimoniais.

As iniciativas desenvolvidas no âmbito desta Cátedra pretendem desempenhar um contributo relevante na ligação à sociedade, reforçando o papel do património enquanto construção social e intrinsecamente ligado à identificação, valorização e reconhecimento pelas comunidades.

A Cátedra terá a duração de quatro anos, podendo ser renovada mediante avaliação pelo painel da UNESCO.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

ponte-d-luis-webook