O projeto Mural(iz)arte da MatosinhosHabit passou a fazer parte da plataforma europeia Housing Evolutions da Federação Europeia da Habitação Pública, Cooperativa e Social
Implementado em 2018, o projeto Mural(iz)arte da MatosinhosHabit encontra-se disponível para consulta no site da Housing Evolutions (www.housingevolutions.eu), dando assim a conhecer o seu conceito, as acções desenvolvidas, os intervenientes e os resultados alcançados.
Referenciado na plataforma internacional de habitação como projeto de “arte urbana como motor de inclusão”, o Mural(iz)arte aparece descrito como uma iniciativa de inclusão das populações residentes nos núcleos habitacionais de Matosinhos, destacando-se por ter ajudado a colorir os vários conjuntos habitacionais do concelho.
Tendo como principal objetivo a intervenção comunitária, o projeto envolveu moradores e outras entidades locais, pertencentes à Rede Social de M atosinhos.
O Housing Evolutions descreve toda a acção que envolveu a produção e a pintura dos murais, sublinhando a participação da comunidade assim como as sessões preparatórias em que todos tiveram de participar com o intuito de desenvolver competências sociais, nomeadamente ao nível do trabalho em grupo e comunitário, da liderança e das competências artísticas.
A MatosinhosHabit alicerça a sua ação no fundamental direito à habitação, onde se enquadra a reabilitação urbana, além de providenciar residência digna para todos os cidadãos. Tem ainda sob sua responsabilidade projetos de desenvolvimento e integração social e de melhoria contínua da qualidade de vida da população, para além da gestão do edificado municipal.
Implementada em 1988, a Federação Europeia da Habitação Pública, Cooperativa e Social engloba uma rede de 45 federações nacionais e regionais que reúnem cerca 43.000 provedores de habitação pública, social e cooperativa em 24 países.