Arte urbana em Matosinhos ganha destaque internacional

MatosinhosHabit com projeto Mural(iz)arte em destaque na plataforma europeia Housing Evolutions
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O projeto Mural(iz)arte da MatosinhosHabit passou a fazer parte da plataforma europeia Housing Evolutions da Federação Europeia da Habitação Pública, Cooperativa e Social

Implementado em 2018, o projeto Mural(iz)arte da MatosinhosHabit encontra-se disponível para consulta no site da Housing Evolutions (www.housingevolutions.eu), dando assim a conhecer o seu conceito, as acções desenvolvidas, os intervenientes e os resultados alcançados.

Referenciado na plataforma internacional de habitação como projeto de “arte urbana como motor de inclusão”, o Mural(iz)arte aparece descrito como uma iniciativa de inclusão das populações residentes nos núcleos habitacionais de Matosinhos, destacando-se por ter ajudado a colorir os vários conjuntos habitacionais do concelho.

Tendo como principal objetivo a intervenção comunitária, o projeto envolveu moradores e outras entidades locais, pertencentes à Rede Social de M atosinhos.

O Housing Evolutions descreve toda a acção que envolveu a produção e a pintura dos murais, sublinhando a participação da comunidade assim como as sessões preparatórias em que todos tiveram de participar com o intuito de desenvolver competências sociais, nomeadamente ao nível do  trabalho em grupo e comunitário, da liderança e das competências artísticas.

A MatosinhosHabit alicerça a sua ação no fundamental direito à habitação, onde se enquadra a reabilitação urbana, além de providenciar residência digna para todos os cidadãos. Tem ainda sob sua responsabilidade projetos de desenvolvimento e integração social e de melhoria contínua da qualidade de vida da população, para além da gestão do edificado municipal.

Implementada em 1988, a Federação Europeia da Habitação Pública, Cooperativa e Social engloba uma rede de 45 federações nacionais e regionais que reúnem cerca 43.000 provedores de habitação pública, social e cooperativa em 24 países.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Novo troço pedonal junto ao Rio Douro é inaugurado hoje

Escola das Artes da Católica Porto organiza sessões online e visitas virtuais

De Gaia para o mundo: a Dashi tem os acessórios mais irreverentes para o seu animal

Município de Gondomar tenta baixar o preço da água

O Burguês Fidalgo estreia-se na próxima semana no Teatro Carlos Alberto

O Noshi tem uma carta nova com alternativas saudáveis e happy hour de sangria

Preparados? A 7ª edição do Rally Fish vai começar

As corridas estão de volta com o “Matosinhos em Forma Running”

Barão Fladgate tem uma nova carta de verão

Uber Eats passa a estar disponível 24h por dia no centro do Porto

ponte-d-luis-webook