Dia Internacional dos Museus: Segunda-Feira há entradas gratuitas e ofertas aos visitantes

Museus reabrem a 18 de maio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Dia Internacional dos Museus comemora-se no dia 18 de maio, coincidindo com a data de reabertura dos museus, sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, após encerramento temporário ao público em contexto de estado de emergência e de contingência por força da pandemia Covid-19.

Para assinalar a data e o simbolismo da ocasião foi determinada a gratuitidade de entrada em todos os Museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte durante o dia 18 de maio de 2020 (Museu do Abade de Baçal, em Bragança; Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques, em Guimarães; Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro; Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, em Braga; e Museu de Lamego).

O Dia Internacional dos Museus foi criado, em 1977, pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Não obstante os constrangimentos impostos pela atual conjuntura, e tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens.

A Direção Regional de Cultura do Norte e os seus museus afetos irão celebrar a efeméride, através de diversas iniciativas online, mas também convidando os visitantes a regressar aos museus. 

Assim, o primeiro visitante de cada museu será presenteado com uma oferta que se traduz num gesto simbólico de boas-vindas.

Respeitando as orientações gerais da Direção Geral de Saúde e as normas específicas determinadas por cada museu, os visitantes devem cumprir as regras de distanciamento social (distância mínima de dois metros lineares para qualquer outra pessoa que não seja sua convivente), e etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Banco Alimentar do Porto faz “Festa da Partilha” por todo o distrito

Hotel InterContinental Porto reabre com três noites ao preço de duas

Israelitas investem 180 milhões em novos hotéis e habitações em Gaia

500 Milhas do ACP estão de volta e partem da Maia

As “Happy Hour” mexicanas do Sicario estão de volta

Universidade do Porto distinguida pela UNESCO

Porta-Jazz está de volta com um programa de concertos ao ar livre

Matosinhos vai ter praia “amigável” para animais

O Cinema está de volta ao Parque Nascente

CM Porto tem 4 atividades gratuitas e ao ar livre para crianças em Julho

ponte-d-luis-webook