TNSJ transmite online “guerreiros ambiciosos” de Macbeth

Espetáculo que assinalou a estreia de Nuno Carinhas no universo shakespeariano conta com a realização de vídeo de Pedro Filipe Marques
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Transmissão online entre amanhã e domingo

No Teatro Nacional São João (TNSJ), o mês de abril termina da mesma forma como começou: com William Shakespeare.

Desta feita, com a tragédia Macbeth, uma produção própria da Casa que, em 2017, marcou a estreia de Nuno Carinhas no universo do poeta e dramaturgo britânico. 

A peça que, nas palavras do encenador, “é hoje um conto dirigido a crianças inocentes sobre o destino de guerreiros ambiciosos” sobe ao palco do TNSJ, ainda que no formato digital, no fim-de-semana em que se celebra a liberdade. 

Aquela que é considerada a “mais maligna, enigmática e talvez sublime tragédia” de Shakespeare vai ser transmitida noite, no Vimeo nas redes sociais da Casa amanhã, às 22h00, ficando disponível até ao final do dia de domingo, dia 26 de abril.

Numa desolada charneca, sob um cenário fantasmático e temperamental, três bruxas – mulheres com barba, criaturas indefinidas – anunciam uma profecia. 

Mas será esta, como interroga Yvette K. Centeno no Manual de Leitura, “a primeira e pérfida semente, a origem do futuro mal?”. Macbeth, bravo na luta, mas cego pela ambição e desejo de poder, movido pelos conselhos perigosos da sua mulher, mata o rei legítimo e rouba o trono. Desencadeia-se, assim, a tragédia de um casal unido por um nome que, consumido por uma tentação desmedida e furiosa de alcançar o poder, fica cativo do próprio tempo. 

Os ritos maléficos, prenúncios, noites sangrentas, insónias e fantasmas ganham vida sob as mãos de João Reis e Emília Silvestre que lideram o elenco de atores e que recebem os espetadores para um “infernal redemoinho”. A adaptação digital do espetáculo Macbeth, que conta com encenação, cenografia e figurinos Nuno Carinhas, é da responsabilidade de Pedro Filipe Marques.  

TNSJ participa em projeto que assinala o Dia da Liberdade 

Ainda no próximo fim de semana, e de forma a assinalar o 25 de abril, será emitido o filme Agora que não podemos estar juntos, às 15h30, nas plataformas online do Governo (Portal, Facebook e Twitter). 

O projeto conta com a participação do TNSJ e surge como resposta ao desafio colocado pelo primeiro-ministro, António Costa, aos Teatros Nacionais e à Companhia Nacional de Bailado para que apresentassem ao público uma obra que celebrasse a efeméride.

Realizado pela companhia portuguesa Hotel Europa, o filme, com cerca de uma hora e meia, reúne artistas de diferentes áreas que materializam os testemunhos de pessoas que de formas distintas lutaram contra a ditadura.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Baixa do Porto vai ter zonas pedonais aos fins de semana

Avenida da Boavista tem um novo cruzamento

ISAG Corrida Dia do Pai vai correr-se online

Universidade do Porto distinguida pela UNESCO

Vila Nova de Gaia é o concelho do país com mais praias “Qualidade de Ouro”

Arte urbana em Matosinhos ganha destaque internacional

Há uma nova rota aérea a ligar o Porto ao Sul de França

Galp Beach Party volta em 2021 com Martin Garrix e Karetus

Banco Alimentar do Porto faz “Festa da Partilha” por todo o distrito

Beethoven e os seus seguidores levam a música sinfónica ao Coliseu Porto Ageas

ponte-d-luis-webook