PortoCartoon tem uma galeria virtual anti-Covid-19

O projeto é coordenado pelo diretor do museu, Luiz Humberto Marcos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A galeria, de nome Anti-Covid-19, tem quatro salas preparadas, com mais de 200 desenhos que correm em sistema de carrocel. De acordo com o museu, outras salas serão abertas, progressivamente.

O projeto é coordenado pelo diretor do museu, Luiz Humberto Marcos.

A galeria foi lançada a 6 de Abril e reúne já desenhos de mais de 100 artistas espalhados pelos quatro cantos do mundo. São cerca de 40 o número de países representados, onde se inclui a Índia, Colômbia, Irão, Croácia, Alemanha e a vizinha Espanha.

“As salas têm um sistema de acesso interativo aos vários desenhos e autores, podendo-se ‘navegar’ pelas diversas paredes virtuais e salas. Alguns dos desenhos recebidos da Rússia, através de um club de cartoon, são de crianças dos 8 aos 16 anos”, escreveu o Museu Nacional da Imprensa.

A exposição pode ser vista na página do Museu Virtual do Cartoon.

O PortoCartoon

Iniciado em 1999, o PortoCartoon cedo se transformou num ponto de atracção do desenho humorístico à escala mundial. Centenas de cartunistas participam nele todos os anos, com cartoons que enobrecem essa linguagem universal do cartoon que é perceptível em qualquer parte do mundo.

Os melhores desses trabalhos fazem parte desta galeria, versando temas diferentes, os cartoons mostram bem a força reflexiva do humor a propósito dos problemas mais preocupantes do mundo. A guerra, a poluição, a fome, o consumismo, a falta de água, o abuso de poder, etc. são alguns dos assuntos que os lápis dos cartunistas analisam com mordacidade e finura plástica.

A afirmação do cartoon como uma das linguagens mais universais está aqui bem patente, através de uma larga e criativa diversidade de estilos e mensagens de humor. No seu conjunto, a galeria evidencia que o cartoon é um bom barómetro da liberdade e da democracia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Maus Hábitos traz comédia para a mesa, novos concertos, exposições e improvisos

Baixa do Porto vai ter zonas pedonais aos fins de semana

Feiras e mercados do Porto vão reabrir

CM Porto tem 4 atividades gratuitas e ao ar livre para crianças em Julho

ISAG Corrida Dia do Pai vai correr-se online

Metro do Porto vai ter restrições na noite de S. João

Tame Impala e Gorillaz entram no cartaz do NOS Primavera Sound 2021

Jazz no Parque de Serralves está de volta

The Yeatman celebra o São João à mesa

São João no VINUM com tradição e em segurança

ponte-d-luis-webook