Porto vai receber trotinetes e bicicletas partilhadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Faltam poucos dias para começarem a circular na invicta trotinetes e bicicletas em regime de partilhas, o que acontecerá a partir do dia 15 de março.

O Município do Porto definiu lugares reservados de estacionamento para estes modos suaves de transporte, devidamente identificados por marcações azuis no pavimento, que serão complementadas com sinalética vertical.

Tudo para que, de forma ordeira, os utilizadores saibam onde podem levantar trotinetas e bicicletas partilhadas e, no fim da sua viagem, distingam os sítios onde as podem estacionar.

Os três operadores já têm licença para partilhar trotinetas e bicicletas na via pública – Bird, Circ e Hive – e começam efetivamente a disponibilizar o aluguer destes modos suaves de transporte aos cidadãos no dia 15 de março (deste domingo a oito).

A localização de pontos de partilha é definida pelo Município do Porto e é permanentemente atualizada no site institucional da Câmara, onde podem ser consultados o mapa interativo e a informação associada.

Recorde-se que estes serviços estão sujeitos a um regulamento, que foi pioneiro no país. Com efeito, ao invés de outras cidades portuguesas, o Município do Porto preferiu primeiro estabelecer as regras para a utilização dos serviços de partilha de trotinetas e bicicletas, de forma a precaver os problemas relatados, por exemplo, em Lisboa.

Além da licença paga por um período de cinco anos, cada operador poderá ter até 700 veículos nas estradas, “podendo chegar a 900 mediante acordo prévio com a autarquia”, esclarece a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.

Nos pontos de partilha é estabelecido um número máximo de veículos e os operadores têm de disponibilizar à Câmara uma ferramenta para localização, em tempo real, de todas as trotinetas e/ou bicicletas.

A recolha obrigatória dos veículos decorre entre as 22 horas e as 6 horas da manhã.

Fonte: porto.pt

Foto: Miguel Nogueira
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Porta-Jazz está de volta com um programa de concertos ao ar livre

Os eventos a não perder no Porto neste fim-de-semana!

Porto sem Autocarros? Trabalhadores da STCP entram em greve

Corrida de S. João estreia-se em formato digital e corre pela solidariedade

Estudantes do Porto até aos 18 anos vão ter transporte gratuito

Feira do Livro do Porto vai ter 120 pavilhões com mais de 80 entidades participantes

Feiras e mercados do Porto vão reabrir

Loja da Salsa no Porto tem tecnologia que desinfecta a roupa em 30 segundos

Há uma nova rota aérea a ligar o Porto ao Sul de França

Avenida da Boavista tem um novo cruzamento

ponte-d-luis-webook