Nasceu uma rara hiena malhada no Zoo Santo Inácio, em Gaia

Esta é a primeira vez que o Zoo vê nascer um membro desta espécie que, em Portugal, só pode ser observada naquele espaço, em Vila Nova de Gaia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Zoo Santo Inácio acaba de celebrar o nascimento de um novo habitante: uma hiena malhada. Esta é a primeira vez que o Zoo vê nascer um membro desta espécie que, em Portugal, só pode ser observada naquele espaço, em Vila Nova de Gaia.

A cria nasceu a 29 de outubro de 2019, após quatro meses de gestação, e nos primeiros dias esteve recolhida com a sua mãe, Buyah, para receber os primeiros cuidados maternos.

Atualmente, o pai, Dave, já está junto com a mãe e a filha, podendo a família toda ser observada pelos visitantes.

Hiena malhada é espécie em extinção

As hienas malhadas são uma espécie cuja população, apesar de ainda não estar em risco de extinção, tem vindo a diminuir pelo aumento das caças em África e pelas mortes por envenenamento em zonas não protegidas.

Estes animais pertencem ao Programa Europeu de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP).

As Hienas Malhadas são cor de areia, amarelas ou cinzentas e apresentam manchas pretas espalhadas por quase todo o seu corpo.

Os bebés nascem com o pelo de cor uniforme preto e tornam-se independentes a partir de um ano de idade.

Zoo de Santo Inácio alberga cerca de 600 animais

O Zoo de Santo Inácio abriu portas no ano 2000. Tornou-se membro da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA) e é um dos poucos Zoos nacionais que, em parceira com a EAZA, participa em Programas Europeus de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção.

O parque alberga cerca de 600 animais de 200 espécies. Neste zoo, já nasceram mais de 150 crias integradas nos programas de Preservação EEP.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

ponte-d-luis-webook