¡Txotx!: está aberta a época da sidra no SAGARDI

No País Basco, a temporada do Txotx manda provar a nova sidra e acompanhá-la da melhor gastronomia: uma tradição envolta em festa! Sem sair do Porto também é possível celebrar o Txotx, no restaurante SAGARDI Cozinheiros Bascos.

Por cá, podemos já estar familiarizados com a abertura do vinho novo nas adegas pela altura do São Martinho. No País Basco, a festa da nova colheita vive-se nos primeiros meses do ano… e com sidra! Comprometido a trazer para o Porto a mais autêntica gastronomia e cultura basca, o SAGARDI Cozinheiros Bascos, restaurante localizado junto à zona da Ribeira, está já a viver esta época.

A temporada do Txotx, palavra que dá nome à abertura da torneira da barrica para que saia a sidra, é uma tradição com raízes profundas no País Basco. Em tempos antigos, numa espécie de degustação informal, os compradores provavam sidra de diversas barricas, escolhendo a melhor para engarrafar. As restantes eram vendidas a copo, servidas diretamente e acompanhadas de algo para comer. A época do Txotx foi crescendo e mudando, sendo atualmente vivida sobretudo como uma tradição muito associada à gastronomia, já que provar a nova colheita se tornou sinónimo de acompanhá-la com pratos típicos de sidraria.

No Porto, também é possível fazê-lo: o SAGARDI Cozinheiros Bascos tem sempre disponível um menu típico de sidraria e a temporada do Txotx é a ideal para conhecê-lo. O nome do menu é uma homenagem à localidade de Astigarraga, uma verdadeira capital da sidra basca, de onde chega, durante todo o ano, a sidra servida no restaurante. Esta diferencia-se pelo fabrico artesanal, por ser menos doce e mais intensa, ideal para refrescar um final de dia e o começo de uma excelente refeição.

O Menu Astigarraga começa com um aperitivo de “Txistorra” frita de Orio. São depois servidos dois pratos de bacalhau, pensados para partilhar: Tortilha de bacalhau ao estilo “Roxario” e Bacalhau frito típico das casas de sidra. O prato principal do menu é o “Txuleton” (costeletão) de Vaca Velha, só por si uma tradição do País Basco e do próprio SAGARDI, que acompanha com Pimentos de “Piquillo” salteados ao estilo de Tolosa. Uma degustação de queijos artesanais bascos completa o menu, que tem um valor de 51€ por pessoa.

 A reserva é aconselhada e pode ser feita através do site http://sagardi.pt/.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicione um Comentário