“Many Faces” do FC Porto promove objetivos das Nações Unidas para 2030

Desenvolvimento sustentável é o mote definido pelo órgão internacional para a construção de um “mundo melhor” até 2030

A campanha “Many Faces”, lançada pelo FC Porto e pela banda de rock britânica James, sensibiliza o público para vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que as Nações Unidas – e em particular a Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO), da qual o Museu FC Porto é membro afiliado –, na sua agenda até 2030, definem como cruciais para o setor do turismo.

O apelo a temas tão relevantes como a igualdade de oportunidades e de género e a inclusão social são alguns dos exemplos de ODS que se cruzam com a mensagem da campanha “Many Faces”.

Em linha com os objetivos de sustentabilidade delineados em 2015 pelas Nações Unidas, a campanha também abrange o apelo à responsabilidade na promoção da igualdade no acolhimento de todos os públicos, preocupação defendida pelo Museu FC Porto desde a sua abertura em 2013.

Mafalda Magalhães, diretora e responsável pela gestão operacional do Museu FC Porto, desenvolve:

“O papel desempenhado por um museu deve ter em consideração a comunidade que o rodeia. Tendo em conta essa premissa, amplamente promovida e discutida pela comunidade museológica internacional, o Museu FC Porto rege-se por criar condições de acessibilidade e inclusão para os diferentes públicos em toda a sua atividade.

A afiliação à Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, permite-nos partilhar esta visão a uma escala global, exponenciando a nossa ação na promoção da nossa missão e valores. No âmbito dos objetivos definidos pelas Nações Unidas para 2030, o Museu FC Porto partilhará esta campanha com a Organização Mundial de Turismo, tendo como objetivo a difusão da mensagem ‘Many Faces’ junto das centenas de órgãos governamentais e privados ligados ao setor do turismo.”

Jorge Costa, presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), assinala a importância da iniciativa conjunta dos James e do FC Porto no enquadramento das metas globais a alcançar nesta década:

“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados por 193 países, definem as prioridades do desenvolvimento sustentável para 2030 e pretendem convocar esforços globais em torno de um conjunto de objetivos e metas comuns.

Todos fazemos parte deste esforço global na luta pela inclusão, respeito e igualdade entre povos e o desporto não é exceção. Sendo esta campanha um importante contributo para a valorização social e combate à discriminação, o IPDT não podia deixar de louvar a iniciativa e associar-se à mesma.”

Saiba mais sobre os ODS definidos pelas Nações Unidas em (https://sustainabledevelopment.un.org/).

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicione um Comentário