Vista Alegre abre novo conceito de flagship store no NorteShopping

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O evento de inauguração contou com a presença dos escultores Paulo Neves e Rogério Timóteo, que apresentaram as suas mais recentes criações para a marca – a escultura em cristal Tágide e o Presépio Sagrada Família

A Vista Alegre abriu a sua segunda flagship store no Norte do país, no centro comercial NorteShopping, em Matosinhos.

Com uma área de aproximadamente 500 m2, esta é a primeira flagship store da marca centenária portuguesa num centro comercial, disponibilizando uma gama de milhares de produtos Vista Alegre (porcelana, cristal e vidro), e o primeiro espaço dedicado à Manufatura Vista Alegre – onde os artesãos altamente especializados da marca passarão a demonstrar a sua mestria. A flasgship store Vista Alegre do NorteShopping inclui, ainda, um corner Bordallo Pinheiro, produtos selecionados Casa Alegre, e é a segunda loja da marca a instalar LED walls de grandes dimensões nas suas montras.

No evento de inauguração da sua nova loja, a Vista Alegre contou com o lançamento de duas peças da autoria de dois nomes destacados da escultura portuguesa: a escultura Tágide, em cristal, concebida por Rogério Timóteo para o Clube de Colecionadores da Vista Alegre, numa edição limitada a 2500 exemplares, e o PresépioSagrada Família, em porcelana biscuit, numa notável interpretação contemporânea de Paulo Neves.

Os convidados foram também surpreendidos pela apresentação do primeiro de oito exemplares únicos do cabinet Once Upon a Time – que nasce do encontro entre a excelência da manufatura altamente especializada de duas marcas portuguesas de prestígio que conquistaram o mundo e as mais importantes distinções internacionais: Vista Alegre e Boca do Lobo.

Once Upon a Time é o resultado de uma viagem ao passado da Vista Alegre, emergindo do encontro e da partilha criativa com a Boca do Lobo um novo capítulo na história das duas marcas, na qual design, o saber acumulado e a minúcia dos artesãos das duas marcas portuguesas assumem um papel principal. A peça de mobiliário icónica da Boca do Lobo, o cabinet Pixel – apontado pela ADChoice como uma das 500 melhores peças de mobiliário do mundo – surge irreconhecível, integralmente revestida a porcelana e transformada num móvel de bar.

Cada face de Once Upon a Time apresenta uma decoração imponente, que se revela fragmentada à menor componente de uma imagem digital – um pixel. A peça, de identidade inconfundível e marcante, ostenta uma explosão de policromia, que se dilui na profundidade de um azul-cobalto do inconfundível “azul de grande fogo” da Vista Alegre, simbolizando, em simultâneo, dois atributos que distinguem a porcelana Vista Alegre – a sua paleta vibrante e a sua intemporalidade.

Composta por 1090 pequenos triângulos de porcelana, dos quais 741 são integralmente pintados à mão pela equipa da Manufatura da Vista Alegre (392 pintados a “azul de grande fogo” e 349 policromados), a peça envolveu cerca de 500 horas de trabalho delicado e rigoroso de três dos mais experientes pintores de porcelana da marca, estando prevista uma edição limitada a apenas oito exemplares numerados.

A decoração da peça, assinada pelo VA Studio, o gabinete de design interno da Vista Alegre, apresenta um jardim de peónias e duas aves mitológicas chinesas, masculina e feminina – fenghuang, conhecidas como Fénix chinesas. Estes motivos tiveram como inspiração as Talhas Portugal, peças pintadas em 1940 pelo imortal mestre de Pintura da Vista Alegre, Palmiro Peixe, que, à altura, reinterpretou nessa peça uma decoração chinesa da “Família Rosa”, do século XVIII, numa homenagem da marca ao papel da Manufatura Vista Alegre no passado presente e futuro da marca.

Once Upon a Time esconde várias histórias e segredos. Assim que se abrem as suas portas é revelado um serviço de bar em cristal manual produzido pela Vista Alegre limitado a oito exemplares, de design exclusivo para este cabinet, e ressaltam ao olhar os detalhes e a elegância dos acabamentos em camurça azul e vidros espelhados. Cada exemplar de Once Upon a Time será ainda personalizado com o nome do colecionador que o adquiriu, pintado à mão pelos pintores da Vista Alegre. Um móvel que eterniza o nome do seu proprietário e assim começa uma nova história.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Este verão há Jantar à Luz das Estrelas na Casa da Calçada

Metro do Porto vai ter restrições na noite de S. João

Matosinhos apoia mais 19 famílias através do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

Estudantes do Porto até aos 18 anos vão ter transporte gratuito

A Ópera está de volta ao Coliseu

Escadas Rolantes de Miragaia já estão a funcionar

ISAG Corrida Dia do Pai vai correr-se online

Semana Aberta do ISEP vai ter sessões online

The Feeting Room abre loja na Foz com roupa infantil e brunch

ponte-d-luis-webook