2 semanas atrás

Vista Alegre abre novo conceito de flagship store no NorteShopping

O evento de inauguração contou com a presença dos escultores Paulo Neves e Rogério Timóteo, que apresentaram as suas mais recentes criações para a marca – a escultura em cristal Tágide e o Presépio Sagrada Família


A Vista Alegre abriu a sua segunda flagship store no Norte do país, no centro comercial NorteShopping, em Matosinhos.

Com uma área de aproximadamente 500 m2, esta é a primeira flagship store da marca centenária portuguesa num centro comercial, disponibilizando uma gama de milhares de produtos Vista Alegre (porcelana, cristal e vidro), e o primeiro espaço dedicado à Manufatura Vista Alegre – onde os artesãos altamente especializados da marca passarão a demonstrar a sua mestria. A flasgship store Vista Alegre do NorteShopping inclui, ainda, um corner Bordallo Pinheiro, produtos selecionados Casa Alegre, e é a segunda loja da marca a instalar LED walls de grandes dimensões nas suas montras.

No evento de inauguração da sua nova loja, a Vista Alegre contou com o lançamento de duas peças da autoria de dois nomes destacados da escultura portuguesa: a escultura Tágide, em cristal, concebida por Rogério Timóteo para o Clube de Colecionadores da Vista Alegre, numa edição limitada a 2500 exemplares, e o PresépioSagrada Família, em porcelana biscuit, numa notável interpretação contemporânea de Paulo Neves.

Os convidados foram também surpreendidos pela apresentação do primeiro de oito exemplares únicos do cabinet Once Upon a Time – que nasce do encontro entre a excelência da manufatura altamente especializada de duas marcas portuguesas de prestígio que conquistaram o mundo e as mais importantes distinções internacionais: Vista Alegre e Boca do Lobo.

Once Upon a Time é o resultado de uma viagem ao passado da Vista Alegre, emergindo do encontro e da partilha criativa com a Boca do Lobo um novo capítulo na história das duas marcas, na qual design, o saber acumulado e a minúcia dos artesãos das duas marcas portuguesas assumem um papel principal. A peça de mobiliário icónica da Boca do Lobo, o cabinet Pixel – apontado pela ADChoice como uma das 500 melhores peças de mobiliário do mundo – surge irreconhecível, integralmente revestida a porcelana e transformada num móvel de bar.

Cada face de Once Upon a Time apresenta uma decoração imponente, que se revela fragmentada à menor componente de uma imagem digital – um pixel. A peça, de identidade inconfundível e marcante, ostenta uma explosão de policromia, que se dilui na profundidade de um azul-cobalto do inconfundível “azul de grande fogo” da Vista Alegre, simbolizando, em simultâneo, dois atributos que distinguem a porcelana Vista Alegre – a sua paleta vibrante e a sua intemporalidade.

Composta por 1090 pequenos triângulos de porcelana, dos quais 741 são integralmente pintados à mão pela equipa da Manufatura da Vista Alegre (392 pintados a “azul de grande fogo” e 349 policromados), a peça envolveu cerca de 500 horas de trabalho delicado e rigoroso de três dos mais experientes pintores de porcelana da marca, estando prevista uma edição limitada a apenas oito exemplares numerados.

A decoração da peça, assinada pelo VA Studio, o gabinete de design interno da Vista Alegre, apresenta um jardim de peónias e duas aves mitológicas chinesas, masculina e feminina – fenghuang, conhecidas como Fénix chinesas. Estes motivos tiveram como inspiração as Talhas Portugal, peças pintadas em 1940 pelo imortal mestre de Pintura da Vista Alegre, Palmiro Peixe, que, à altura, reinterpretou nessa peça uma decoração chinesa da “Família Rosa”, do século XVIII, numa homenagem da marca ao papel da Manufatura Vista Alegre no passado presente e futuro da marca.

Once Upon a Time esconde várias histórias e segredos. Assim que se abrem as suas portas é revelado um serviço de bar em cristal manual produzido pela Vista Alegre limitado a oito exemplares, de design exclusivo para este cabinet, e ressaltam ao olhar os detalhes e a elegância dos acabamentos em camurça azul e vidros espelhados. Cada exemplar de Once Upon a Time será ainda personalizado com o nome do colecionador que o adquiriu, pintado à mão pelos pintores da Vista Alegre. Um móvel que eterniza o nome do seu proprietário e assim começa uma nova história.

Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio