3 semanas atrás

Porto recebe 1.ª Edição do FÓRUM Diplomacia da Saúde

26 de novembro na Reitoria da Universidade do Porto


No próximo dia 26 de novembro, Portugal recebe, pela primeira vez, o FÓRUM Diplomacia da Saúde, uma iniciativa que procura integrar e aprofundar os conceitos de Saúde Global e Diplomacia da Saúde, com a valorização de competências e capacitação de profissionais do setor em relações internacionais, economia e de políticas públicas.

Serão, por isso, abordadas as negociações que moldam as políticas de saúde a nível global, como a gestão e controlo de epidemias e também o impacto das alterações clínicas na saúde.

O evento, que terá lugar na Reitoria da Universidade do Porto e que conta com o apoio da MSD, vai reunir uma lista privilegiada de oradores com experiência na área da Saúde e da Diplomacia. Entre os convidados de honra, estão confirmados: José Martins Nunes, Alto Comissário para a Saúde Global, Eurico Castro Alves, Presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional de Saúde, e Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos.

A 1ª edição do FÓRUM Diplomacia na Saúde terá uma forte componente formativa. Todos os participantes terão oportunidade de assistir a uma conversa-debate entre três embaixadores: Hélder Vaz (Embaixador da Guiné Bissau), Petr Selepa (Embaixador da República-Checa) e Freitas Ferraz (Embaixador e Diretor do Instituto Diplomático). A 1.ª edição deste Fórum termina com uma maratona de desenvolvimento de proposta para a criação do primeiro Gabinete de Saúde Global em Portugal.

Programa:

08:30 – 09:40 | Pequeno-almoço de trabalho

09:40 – 11:10 | A Formação em Saúde na Carreira Diplomática

11:30 – 12:30 | Negociação em Saúde

13:30 – 15:00 | Relações Internacionais e Ciência Política

15:00 – 16:30 | Sessão Académica: Saúde Global, Diplomacia da Saúde e Cooperação Internacional

16:45 – 20:00 | Gabinete de Saúde Global

20:30 – 22:30 | Jantar e apresentação das conclusões dos grupos de trabalho do Gabinete de Saúde Global
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio