3 semanas atrás

"A Surpreendente Fábrica do Chocolate – O Novo Musical" do MAR Shopping Matosinhos

Espetáculo inovador com cenário imersivo, coreografias deslumbrantes, experiências que despertam os sentidos para as sensações ligadas ao chocolate e uma banda ao vivo


Raquel Matos Cruz escreveu. Rita Ribeiro e um conjunto de jovens atores dar-lhe-ão corpo. E Herman José … a voz. “A Surpreendente Fábrica do Chocolate – O Novo Musical” é o espetáculo que, este Natal, o MAR Shopping Matosinhos e a AM apresentam.

Em exibição no MAR Shopping Matosinhos até 6 de janeiro de 2019, o musical inova com cenários imersivos, experiências que provocam sensações associadas ao chocolate e uma banda a tocar ao vivo. O Natal será mais doce do que nunca e promete derreter muitos corações.

O espetáculo será encenado pelo premiado Cláudio Hochman, que estará acompanhado na coordenação de coreografia pela bailarina Mariana Barbosa. Carlos Garcia assina, por sua vez, a composição musical e Liliana Moreira, guionista e letrista em musicais como “O Quebra-Nozes no Gelo” (apresentado em estreia absoluta no MAR Shopping Matosinhos em 2013), “Footloose”, “Aladino”, “Pinóquio”, “Feiticeiro de Oz”, “Cinderela XXI”, “A Ilha do Tesouro” ou “Zorro”, as letras inéditas.

É assim que “A Surpreendente Fábrica do Chocolate” abre os seus portões para apresentar ao público a deliciosa receita do novo musical! Fundada há mais de 100 anos, é na Surpreendente que é produzido, alegremente, o mais saboroso chocolate do mundo.

Após uma longa viagem, Bartolomeu V regressa à fábrica com a missão de geri-la, introduzindo modelos inovadores. Mas, como quem tudo quer tudo perde, a Surpreendente Fábrica do Chocolate vive a mais séria ameaça: o roubo da receita secreta, pela malvada Bárbara! Com o apoio da sua apaixonada Belinda, o conforto da Mãe, a ajuda do fiel encarregado Baltazar e dos mágicos antepassados da Surpreendente, Bartolomeu V irá perceber que a verdadeira inovação está no interior de cada um de nós. Conseguirá a malvada Bárbara enganar tudo e todos para chegar ao segredo? Uma história apetitosamente surpreendente e irresistível... tal e qual chocolate!

Uma história original para derreter o coração


Rita Ribeiro dispensa apresentações. A atriz e cantora portuguesa tem uma longa carreira no teatro, no cinema e na televisão, tendo-se destacado pela participação em musicais como “Passa por mim no Rossio”, “Maldita Cocaína”, “Amar Amália” e “A Branca de Neve no Gelo”. Na televisão esteve até há pouco tempo em antena com “A Herdeira”. Na pele de Benedita (também representada por Susana Oliveira), a mãe de Bartolomeu V (Pedro A. Rodrigues/André Lourenço), o dono da Surpreendente, mantém a memória dos antepassados viva. É ela que está à frente do jovem elenco deste espetáculo, em que se destaca ainda Mafalda Tavares no papel de Belinda, a doce apaixonada do protagonista. A ex-Moranguita participou nos últimos anos em vários musicais e a última vez que a vimos na televisão foi como Cecília em “Poderosas” (SIC).

Herman José, o “entertainment man”, dará voz aos antepassados de Bartolomeu V, cujos retratos vivos estarão pendurados em quadros na parede. A primeira geração nasceu no início do século passado. Muito velho e meio surdo, Bartolomeu I gosta de pensar que é um Don Juan. O seu filho, bisavô do “atual”, é completamente diferente: aristocrático, é o mais sério de todos os Bartolomeus. Herman, que atualmente apresenta na RTP1 “Cá por casa” e percorre o país com o seu espetáculo a solo, representará ainda o pai e o avô do dono da Surpreendente. Nunca aparecerá, mas, com a sua voz, marcará presença através de várias gerações…

Com “A Surpreendente Fábrica do Chocolate – O Novo Musical” regressa a parceria entre o MAR Shopping Matosinhos e a AM, que, este ano, apresenta Raquel Matos Cruz na sua estreia como guionista de teatro. A editora de Sociedade da TVI e formadora no ISCTE, mais conhecida pela cobertura mediática, revela nesta obra um lado que só os seus três filhos conhecem: a de contadora de histórias infantis.

Mas, se no guião há uma estreia, a encenação está entregue a um dos mais experientes e premiados autores, cuja obra vai desde peças de teatro a adaptação de clássicos, encenação de espetáculos de todo o tipo, textos literários, musicais, óperas e teatro de marionetas. As obras do argentino Cláudio Hoschman viajam por muitos países europeus e latino-americanos, tendo recebido vários prémios pelo seu trabalho. É ainda autor dos livros infantis “Saudade”, “Pássaro que Voa” e “Famílias Destrambelhadas”.

Bailarina em vários musicais nacionais e programas de televisão como “Ídolos”, “Factor X” (SIC), “Portugal Got Talent” e “The Voice” (RTP 1), Mariana Barbosa tem desenvolvido trabalhos de coreografia para peças de teatro, a última das quais “Grease”, o musical com Diogo Morgado, em cena no Casino Estoril até domingo. É a ela que cabe a coordenação coreográfica de “A Surpreendente Fábrica do Chocolate – O Novo Musical”.

Na música, dois nomes com currículos extensos nas respetivas áreas: o pianista e compositor Carlos Garcia criou os temas originais que vão entrar no ouvido de todos quantos assistirem ao musical e Liliana Moreira as letras. Carlos repete a parceria com Cláudio Hochman em espetáculos como “Nham Nham” e “Josefina”. Já Liliana não é uma desconhecida do público dos musicais apresentados nos últimos Natais no MAR Shopping Matosinhos, tendo sido autora e letrista de “O Quebra-Nozes no Gelo”. A jornalista e produtora escreve para o teatro musical nacional desde 2006 e é atualmente responsável pela dramaturgia do projeto “Teatro para Bebés”, bem como soprano do Coro Génesis.


Uma história original da autoria de Raquel Matos Cruz, com encenação de Cláudio Hochman, coordenação coreográfica de Mariana Barbosa, letras de Liliana Moreira e músicas originais de Carlos Garcia
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio