História da igreja mais antiga do Porto é revisitada no verão de São Martinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na semana em que se revivem as tradições de São Martinho, a sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana escolheu revisitar a Igreja Românica de Cedofeita, dedicada precisamente a este santo.

A Igreja de São Martinho de Cedofeita é considerada a mais antiga igreja do Porto (com cerca de 1500 anos) e a segunda mais antiga do país, só precedida pela Sé de Braga, cuja edificação remonta há 2000 anos.

A primitiva construção, provavelmente do período suevo, estará ligada à origem toponímica local. Segundo a lenda, o templo foi construído com tal rapidez que era referido como Cito Facta, que significa Feito Cedo, expressão que derivou em Cedofeita.

Ainda que as fontes documentais sejam insuficientes para o provar, será também deste período a invocação de São Martinho, a quem o rei suevo Teodomiro terá dedicado a igreja, após a cura do seu filho em presença das relíquias do santo.

A construção hoje existente foi alvo de sucessivas transformações ao longo dos séculos, mas a sua fase plenamente românica data da viragem para o século XIII. Assume grande importância no contexto da História da Arte, ao ser um dos primeiros monumentos românicos do Norte a repetir o formulário escultórico e iconográfico coimbrão. Desde 1910, a igreja é Monumento Nacional.

Desta feita, os guias da “viagem no tempo” serão as historiadoras de arte Maria Leonor Botelho e Sara Rocha, numa sessão moderada por Elvira Rebelo, igualmente historiadora de arte e diretora de Serviços de Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte.

Como habitual, a conversa vai decorrer no próximo sábado, dia 17, às 18 horas, naquele templo cristão localizado no Largo do Priorado.

A Igreja de São Martinho de Cedofeita tem lotação de 80 lugares. A participação tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt (link direto: https://bit.ly/2zarVpk) ou nos locais habituais.

Igreja de São Martinho de Cedofeita

Não perca nada

Últimas novidades no Porto

Noshi reabre com muitas novidades

O Noshi reabre as suas portas com um menu de almoço saudável de segunda a sexta, jantares no seu jardim interior ao fim de semana e ainda acaba de lançar a sua loja online com 15% de desconto em todas as compras. Ao fim de semana há ainda 2 novos menus de brunch sendo um deles totalmente vegan.

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicione um Comentário