6 meses atrás

Porto recebe a Voice for the Ocean Tour

O Porto recebe a Voice for the Ocean Tour, nos dias 9 e 10 de Novembro, onde serão discutidos temas em torno das alterações climáticas e da poluição dos oceanos que afetam a costa Portuguesa.


Ao longo dos dois dias do evento, promovido pela Surfrider Foundation Europe, organização mundial sem fins lucrativos dedicada à proteção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e do litoral, estarão presentes várias personalidades e decisores políticos, como Ricardo Serrão Santos, deputado europeu, Loreley Picourt, da plataforma Ocean & Climate e ainda Tiago Pires “Saca”, como orador do painel “Surf e Turismo Sustentável”.

Depois de Burgas, Paris, Bruxelas e Málaga, a cidade do Porto será o último destino do Voice for the Ocean Tour. Durante dois dias irão decorrer ações cívicas, como a limpeza das praias do Carneiro e do Ourigo pelos os cidadãos portuenses, vários debates e uma conferência em torno destes temas extremamente importantes, tudo isto num local privilegiado da cidade, com o oceano como plano de fundo.

No Verão lançaram um questionário de opinião pública “Voice for the Ocean”, que decorre até ao dia 14 de Dezembro de 2018, com questões relacionadas com o oceano identificadas como prioritárias para a agenda política dos futuros deputados europeus que serão eleitos nas próximas eleições parlamentares de 2019. Responder ao questionário online requer apenas cerca de dez minutos, que está aberto a qualquer cidadão maior de 18 anos.

Com o aumento da temperatura do oceano, como consequência das alterações climáticas, estima-se que as ondas se tornem cada vez mais pequenas em quase 40% do planeta. Além do desafio de adaptação às mudanças climáticas, a intensificação da urbanização na orla costeira leva a uma nova questão: a gestão de águas residuais.

Além da degradação do ambiente marinho, a má gestão das águas residuais, constitui uma questão de risco para a saúde pública, ameaçando a prática de desportos aquáticos e atividades turísticas. Para enfrentar este desafio comum, a Comissão Europeia quer envolver os cidadãos e conhecer as suas opiniões sobre as ações prioritárias a serem implementadas.

Para dar resposta, a Surfrider pretende mobilizar os cidadãos e conhecer as suas prioridades para a proteção do oceano, através deste questionário online. No final desta consulta pública, serão apresentadas propostas concretas relativas a esta problemática, aos futuros deputados europeus. O objetivo é que estes se comprometam a integrá-las nos seus programas.

Sobre a Surfrider Europe


A Surfrider Foundation Europe é uma organização ambiental sem fins lucrativos, criada em 1990 em França (Biarritz).

Durante a sua existência, adquiriu experiência nas áreas de investigação e ação local, bem como na criação e distribuição de ferramentas educativas.

Hoje tornou-se numa rede de 700 voluntários, 10.500 membros e 120.000 apoiantes em aproximadamente quarenta capítulos locais, que estão ativos em nove países europeus. Saiba mais: www.surfrider.eu
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio