VINUM: o outono serve-se à mesa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A nova carta do VINUM Restaurant & Wine Bar, já em vigor, pinta-se com as cores da nova estação. Entre as novidades, destaque para pratos clássicos reinterpretados com os melhores produtos da época.

O verão prolongado dá lugar a dias mais frios, que pedem conforto também à mesa.

Na estação das novas colheitas, o VINUM Restaurant & Wine Bar, inserido nas emblemáticas Caves Graham’s e dono de uma vista privilegiada sobre as margens do rio Douro, apresenta as tendências gastronómicas da época, onde a qualidade da matéria-prima é a figura central de um verdadeiro desfile de sabores.

No total, são mais de duas mãos cheias de novos pratos que convidam a desfrutar da melancolia do outono à mesa. Os produtos foram rigorosamente selecionados e chegam diretamente das mãos de produtores locais, preservando a sua origem. Um profundo respeito pelo trabalho da Natureza, que se estende à cozinha, onde a confeção é simples e despretensiosa.

A nova carta de outono abre com 4 novas entradas que conquistam desde logo pelos cheiros característicos das aldeias portuguesas. Desta vez, os famosos Pimentos “Del Piquillo” da casa são assados em forno de lenha, sendo depois pelados e colocados sobre uma cama de azeite. Segue-se o Quintal do Vinum, em versão outonal, que reúne, no mesmo prato, uma verdadeira paleta com as cores da estação. Ainda para abrir o apetite, uma seleção de Cogumelos silvestres de Trás-os-Montes, acompanhados com gema de ovo biológico, e o Creme de Castanhas com alheira e Queijo Serra da Estrela DOP.

Da riqueza das águas atlânticas da nossa costa chega a inspiração para os novos pratos de peixe. Em destaque está o Arroz Negro de Lulas, o Robalo Selvagem a vapor com vieiras e algas, seguindo-se um aconchegante Guisado de Lavagante e Tamboril, composto por um caldo muito rico de marisco e pimento, acompanhado por puré de batata trabalhado com azeite em vez de manteiga. Já a abrir caminho para o Natal, a sugestão é o Lombo de Bacalhau, aqui servido com papada de porco preto e legumes da estação.

Nas carnes, fazendo justiça à reputação do VINUM, espaço para reinterpretações de alguns dos pratos clássicos da casa: o Leitão, aqui servido com cogumelos selvagens e uma redução de Graham’s Tawny 20 anos, o Filé Mignon, acompanhado por abóbora assada e trufa negra, e, por último, a Presa de Porto Preto, que reserva um lugar especial para as castanhas e um molho à base de Graham’s Tawny 10 anos.

As novas propostas sugerem um doce final, com duas novas sugestões para animar os dias frios: o tradicional Pudim Abade de Priscos, preparado com tangerina e amêndoa, e o clássico Crème Brûlée, servido com gelado artesanal de baunilha de Madagáscar e pipocas salgadas que garantem uma divertida textura e equilíbrio de sabores.

A nova carta de outono do VINUM Restaurant & Wine Bar já se encontra disponível, ao almoço e jantar. Além da experiência à la carte, são ainda sugeridos menus de degustação harmonizados com uma seleção especial de vinhos portugueses.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Mercadona vai abrir nova loja no Distrito do Porto

Os eventos a não perder no Porto neste fim-de-semana!

Restaurante Barão Fladgate apresenta a nova carta de verão

90% da área florestal em Gondomar será vigiada por cinco câmaras

Loja da Salsa no Porto tem tecnologia que desinfecta a roupa em 30 segundos

Porto PianoFest está de volta em Agosto

Preparados? A 7ª edição do Rally Fish vai começar

Reciclagem é o tema do próximo Dominguinhos Online

Vai reabrir o Infante Sagres: hotel histórico promove redescoberta da cidade do Porto

ponte-d-luis-webook