Quarteto de Cordas de Matosinhos leva música erudita à escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cinco estabelecimentos de ensino vão ser visitados pelos próximos concertos pedagógicos

O Quarteto de Cordas de Matosinhos retoma na próxima semana o programa de concertos pedagógicos junto das escolas do concelho, estando previstas cinco atuações nos dias 5, 6 e 10 de novembro. Resultado da colaboração dos pelouros da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, os concertos nas escolas pretendem estimular a cultura musical dos alunos e democratizar o acesso dos mais novos ao grande repertório erudito português e europeu.

O agrupamento formado por Vítor Vieira (1.º violino), Juan Carlos Maggiorani (2.º violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) abrirá este novo ciclo de atuações na Escola Básica de Matosinhos, onde estará às 9h10 de segunda-feira, 5 de novembro. Seguem-se concertos, sempre com cerca de trinta minutos de duração, na Escola Secundária Augusto Gomes (dia 5, 10h25), na Escola Básica de Custóias (dia 6, 11h35) e na Escola Básica da Senhora da Hora (dia 6, 15h30).

Este ciclo de concerto pedagógicos encerrará no dia 10, pelas 12 horas, na Escola de Música Óscar da Silva, onde o quarteto realizará uma masterclass. Os cinco concertos previstos para este mês vão envolver quase quatrocentos alunos.

Criado em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos desenvolve um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia, realizando também, nos últimos anos, concertos regulares em igrejas e capelas do concelho, assumindo-se como um instrumento fundamental do objetivo de democratizar a fruição cultural em Matosinhos. Tem atuado nos principais palcos nacionais e europeus, tendo vencido, em 2014, o prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.

Não perca nada

Últimas novidades no Porto

Estão de regresso as refeições ao ar livre com vista para o rio Douro no Vinum

partir da próxima segunda-feira, 25 de maio, será possível desfrutar da espaçosa sala do restaurante, mas também de refeições servidas no generoso terraço com vista para as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. Durante a próxima semana, todos os visitantes serão recebidos com um Porto Tónico e um aperitivo de oferta.

Maiambiente avança com retoma dos serviços de forma faseada

De forma a dar resposta à retoma progressiva à normalidade, a Maiambiente preparou um Plano de Desconfinamento dos serviços de recolha de resíduos e limpeza pública alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde e pela Câmara Municipal da Maia, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por COVID-19.

Alameda Shop & Spot agenda reabertura e regresso à atividade

Na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei 20/2020, de 1 de maio, e em cumprimento das novas medidas decretadas pelo Governo e Direção Geral de Saúde (DGS), o Alameda Shop & Spot ajustou as suas operações em consonância com o gradual levantamento das regras do confinamento.

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicione um Comentário