Quarteto de Cordas de Matosinhos leva música erudita à escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cinco estabelecimentos de ensino vão ser visitados pelos próximos concertos pedagógicos

O Quarteto de Cordas de Matosinhos retoma na próxima semana o programa de concertos pedagógicos junto das escolas do concelho, estando previstas cinco atuações nos dias 5, 6 e 10 de novembro. Resultado da colaboração dos pelouros da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, os concertos nas escolas pretendem estimular a cultura musical dos alunos e democratizar o acesso dos mais novos ao grande repertório erudito português e europeu.

O agrupamento formado por Vítor Vieira (1.º violino), Juan Carlos Maggiorani (2.º violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) abrirá este novo ciclo de atuações na Escola Básica de Matosinhos, onde estará às 9h10 de segunda-feira, 5 de novembro. Seguem-se concertos, sempre com cerca de trinta minutos de duração, na Escola Secundária Augusto Gomes (dia 5, 10h25), na Escola Básica de Custóias (dia 6, 11h35) e na Escola Básica da Senhora da Hora (dia 6, 15h30).

Este ciclo de concerto pedagógicos encerrará no dia 10, pelas 12 horas, na Escola de Música Óscar da Silva, onde o quarteto realizará uma masterclass. Os cinco concertos previstos para este mês vão envolver quase quatrocentos alunos.

Criado em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos desenvolve um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia, realizando também, nos últimos anos, concertos regulares em igrejas e capelas do concelho, assumindo-se como um instrumento fundamental do objetivo de democratizar a fruição cultural em Matosinhos. Tem atuado nos principais palcos nacionais e europeus, tendo vencido, em 2014, o prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

ponte-d-luis-webook