Novas políticas de habitação em debate em Matosinhos

Iniciativa integrada na comemoração do vigésimo aniversário da MatosinhosHabit decorrerá nos dias 8 e 9 de novembro

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, estão entre as presenças confirmadas no seminário “Habitação e Direitos Humanos”, que nos dias 8 e 9 de novembro terá lugar em Matosinhos, no salão nobre dos paços do concelho.

Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, no âmbito da comemoração do vigésimo aniversário desta empresa municipal, o evento vai discutir as novas respostas públicas na área da habitação e a importância da reabilitação urbana na definição de uma nova política para o sector.

Contando com a participação de um expressivo conjunto de especialistas em áreas tão decisivas como a habitação cooperativa, a ação social ou o urbanismo sustentável (ver programa completo em anexo), o seminário pretende suscitar uma reflexão abrangente sobre as políticas habitacionais, analisando o respetivo percurso histórico e a afirmação da Habitação como um direito humano e um dos deveres fundamentais do Estado, consagrado pela Constituição da República Portuguesa.

O primeiro dia do seminário será dedicado à problemática da habitação social, ficando o segundo dia reservado às políticas de reabilitação urbana e às cidades do futuro – temas cada vez mais interligados e essenciais para a satisfação do direito a todos a uma habitação condigna, mas que seja também sustentável e parte de uma realidade urbana coerente e equilibrada.

A entrada no seminário é livre mediante inscrição obrigatória, até ao dia 1 de novembro, através do site https://goo.gl/forms/BwSiFWufVXYPQHh53. Para mais informações, contatar o número de telefone 22 939 99 90 (ext.192).

Criada em 1998, a MatosinhosHabit gere atualmente 4.321 habitações, distribuídas pelos 51 conjuntos habitacionais do concelho de Matosinhos, correspondendo a cerca de 11.000 residentes.

Comentários

mood_bad
  • Ainda sem comentários
  • chat
    Adicionar comentário