Numa época de mudança acelerada, debatem-se as tradições do Porto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Helder Pacheco em palestra na Reitoria, numa organização da Gbliss

Sexta-feira, 9 de novembro, pelas 18h, a Reitoria da Universidade do Porto, à praça de Gomes Teixeira (Leões), vai acolher O Porto da tradição, uma palestra a cargo de Helder Pacheco.

O que significa tradição; o antigo e o moderno; tradições e identidade portuense; os fatores essenciais que afirmam a cidade; tradições burguesas e populares; tradições agrícolas, piscatórias, comerciais e operárias; religiosidade, gastronomia, associativismo e desporto; o rio e o mar; a política enquanto tradição distintiva da cidade – são alguns dos conteúdos programáticos que Helder Pacheco irá desenvolver durante duas horas, na palestra a ter lugar na Sala do Fundo Antigo da Reitoria da UP.

Nesta autêntica aula, o grande cronista das culturas e tradições populares do Porto e autor de largas dezenas de livros publicados, partilhará com os presentes a súmula do que foi investigando, escrevendo e refletindo durante as últimas décadas.

Integrado no ciclo Colóquios sobre a Identidade Portuense organizado pela empresa de animação turística Gbliss, O Porto da tradição não poderia vir em momento mais apropriado, numa época em que a cidade se transforma a cada instante e se fala, cada vez mais, em perda de identidade.

A iniciativa é da empresa Gbliss e surge na sequência do sucesso dos seus percursos culturais pela cidade. Nos últimos cinco anos, a Gbliss já aliciou mais de 1.500 pessoas a participarem nas muitas dezenas de percursos culturais organizados pelo Grande Porto. Falados em português, estes passeios são concebidos a pensar nos portuenses que querem conhecer melhor a história e o património da sua cidade.

O ciclo Colóquios sobre a Identidade Portuense, que agora se lança, surge como um complemento aos percursos culturais. O Porto da gastronomia, O Porto do granito, O Porto do vinho e O Porto da arquitetura são os temas que se seguem, num ciclo que se prolongará por 2019. Todos os colóquios são ministrados por especialistas na matéria, permitindo aos participantes tomarem contacto com o conhecimento mais recente que se vai produzindo sobre cada tema.

Os interessados podem inscrever-se através do e-mail geral@gbliss.pt ou do site www.gbliss.pt.

O Porto da tradição, por Helder Pacheco (09-11-2018, 18h)

Não perca nada

Últimas novidades no Porto

Noshi reabre com muitas novidades

O Noshi reabre as suas portas com um menu de almoço saudável de segunda a sexta, jantares no seu jardim interior ao fim de semana e ainda acaba de lançar a sua loja online com 15% de desconto em todas as compras. Ao fim de semana há ainda 2 novos menus de brunch sendo um deles totalmente vegan.

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicione um Comentário