Matosinhos apresenta o seu Plano Municipal de Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Amanhã, 19 de outubro, às 15 horas na Casa da Arquitectura

A Câmara Municipal de Matosinhos apresenta amanhã, 19 de outubro, pelas 15 horas, na Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o Plano Municipal de Saúde, um documento que pretende otimizar o acesso aos recursos de saúde existentes, garantindo respostas de qualidade para todos os cidadãos do concelho. Setenta entidades locais do setor subscreverão uma Carta de Compromisso de adesão à rede de parceiros, sendo ainda dado a conhecer o Perfil de Saúde do concelho.

Considerando o papel central da Saúde no bem-estar dos munícipes, a Câmara Municipal de Matosinhos tomou a decisão de estudar e de conhecer o Perfil de Saúde do concelho, tendo em vista obter um retrato dos cuidados de saúde prestados e das principais carências. O documento, recentemente aprovado pelo executivo autárquico, deu origem ao Plano Municipal de Saúde, que visa maximizar os recursos existentes, estimulando a cooperação entre as diversas instituições que operam nesta área.

Tratando-se de um direito constitucional de todos os portugueses, o acesso a cuidados de saúde de qualidade em condições equitativas é, assim, assumido pela Câmara Municipal de Matosinhos como um dos vetores fundamentais da sua atuação, fundamental para a qualidade de vida dos munícipes. O Plano Municipal de Saúde de Matosinhos estabelece os eixos estratégicos da futura intervenção e as medidas concretas a implementar com o objetivo de reduzir os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença e incrementar a equidade no acesso à Saúde.

O documento, que procura adotar uma visão abrangente deste setor, incide, nomeadamente, sobre as políticas de promoção da atividade física e desportiva e da alimentação saudável, e inclui ainda ações que reforcem o apoio a pessoas vulneráveis, aumentem a acessibilidade a tratamentos de saúde oral, diminuam o impacto da doença mental e atenuem as consequências dos comportamentos aditivos.

O plano procurará ainda aumentar a literacia em saúde, garantir o acesso a serviços de apoio psicossocial e promover projetos no âmbito da saúde sexual e do planeamento familiar.

Casa da Arquitectura
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Este verão há Jantar à Luz das Estrelas na Casa da Calçada

Mercadona vai abrir nova loja no Distrito do Porto

De Gaia para o mundo: a Dashi tem os acessórios mais irreverentes para o seu animal

Semana Aberta do ISEP vai ter sessões online

A música está de volta ao Coliseu Porto Ageas e com acesso gratuito

A Ópera está de volta ao Coliseu

Reciclagem é o tema do próximo Dominguinhos Online

Israelitas investem 180 milhões em novos hotéis e habitações em Gaia

CM Porto tem 4 atividades gratuitas e ao ar livre para crianças em Julho

Arte urbana em Matosinhos ganha destaque internacional

ponte-d-luis-webook