Elétricos com história desfilam nas ruas do Porto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cidadãos do Grande Porto, turistas nacionais e estrangeiros convidados a conhecer e viajar no património do Museu, no próximo dia 5 de maio, a partir das 15h00

Os diversos carros elétricos do Museu saem à rua, no desfile anual, que será realizado no dia 5 de maio, a partir das 15h. O público é convidado a conhecer de perto a história deste transporte centenário. A par do desfile, o acesso ao Museu do Carro Eléctrico, em Massarelos, será gratuito e serão promovidas surpresas para aqueles que decidirem visitar as instalações.

Esta edição de 2018 homenageia o centenário da conclusão da linha de carro elétrico até às minas de São Pedro da Cova, em Gondomar.

O transporte do carvão nas “zorras”, carro elétrico destinado ao transporte de carga, permitiu desta forma manter a produção energética na antiga Central Termoelétrica de Massarelos.

A primeira Guerra Mundial emagreceu o fornecimento do carvão inglês, provocando uma maior procura pela indústria nacional ao carvão português. Várias indústrias da cidade passaram recorrer a esta fonte de energia, contratualizando o transporte nas Zorras da Companhia Carris de Ferro do Porto.

O fluxo deste circuito de mercadoria intensificou-se de tal forma que as populações viram nesta linha uma possibilidade de deslocação e ligação constante entre o Porto e Gondomar.

O desfile contará, este ano, com 12 carros elétricos que sairão na tarde de sábado da exposição do Museu em direção ao Infante, onde terá início o desfile. O percurso será Infante, Museu do Carro Eléctrico, Passeio Alegre para depois regressar de novo ao Infante, recolhendo os carros elétricos logo de seguida aos seus lugares dentro do Museu. O percurso da viagem pela história destes veículos da cidade Invicta será de aproximadamente duas horas.

O preço do bilhete é de € 5,00 e permite viajar em qualquer carro do desfile (crianças até aos 4 anos não pagam). Os bilhetes podem ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico ou dentro das próprias viaturas.

Um passeio pela marginal do rio Douro numa tarde que se prevê solarenga… uma paragem no Museu: sem dúvida um evento para toda a família.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

ISEP lança 1º Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial em Portugal

Este verão há Jantar à Luz das Estrelas na Casa da Calçada

O Cinema está de volta ao Parque Nascente

Arte urbana em Matosinhos ganha destaque internacional

Há um novo cowork na Baixa do Porto

500 Milhas do ACP estão de volta e partem da Maia

Preparados? A 7ª edição do Rally Fish vai começar

The Feeting Room abre loja na Foz com roupa infantil e brunch

Loja da Salsa no Porto tem tecnologia que desinfecta a roupa em 30 segundos

Vigilância das praias de Matosinhos já começou

ponte-d-luis-webook