VINUM apresenta a sua carta de primavera

Há cor e muito sabor nos novos pratos do VINUM Restaurant & Wine Bar, um verdadeiro manifesto da natureza à mesa

VINUM Restaurant & Wine Bar, o restaurante inserido nas emblemáticas Caves Graham’s, na encosta de Vila Nova de Gaia, acaba de apresentar as suas propostas gastronómicas. Sem segredos, cada prato é apresentado como se tivesse acabado de ser colhido da terra, numa espécie de homenagem honesta ao ciclo da natureza.

Sem pressas e com uma confeção simples e franca, a nova carta de primavera reflete a preocupação do VINUM com o produto, que se quer no seu auge de qualidades. De acordo com o Chefe Hugo Rocha, responsável pela equipa de cozinha, “não podemos fazer exigências à natureza. Se queremos ter à mesa os sabores puros da estação, não temos outra hipótese que não esperar”.

No total, há duas mãos cheias de novos pratos que pintam a mesa do VINUM com as cores vibrantes da estação. Em destaque estão as favas, as ervilhas, os espargos brancos e verdes e as flores de courgette, que servem de tela às criações da equipa da cozinha do restaurante.

A reserva é recomendada

A carta

Nas entradas, recorda-se um clássico da casa – o Quintal do VINUM. Este prato, que testemunha a passagem das estações, ajusta-se aos sabores da época dando a provar o melhor da terra em qualquer altura do ano. A edição de primavera é composta por puré de ervilhas, favas, espargos brancos e verdes, mini courgette, flor de courgette, mini ceboletes, morrilles, folhas de mostarda e rebentos variados. Ainda para abrir o apetite as sugestões são Lulinhas Salteadas com Ervilhas, Favas e Papada de Porco Ibérico e Espargos Brancos na Grelha com Vinagrete de Legumes.

Nos pratos de peixe, uma das apostas da estação, a inspiração chega diretamente da nossa costa, com o Robalo Selvagem em evidência. Capturado com linha, é grelhado e guarnecido com flores de courgette recheadas, mini courgette salteada e um molho reduzido feito à base de cabeças e cascas de crustáceos. Destaque ainda para o prato de Atum dos Açores, laminado e guarnecido com berbigões abertos num molho de azeite, vinho branco, pimenta e paprica, e espargos trigueiros salteados em azeite.

Nos clássicos pratos de carne, são reinventados alguns dos favoritos do restaurante, como o Leitão crocante com Morchellas, Alperces e Graham’s Tawny 10 Anos. Há também o habitual Filé Mignon de Vaca Velha, desta vez acompanhado por pequenos vegetais biológicos da estação, ou Moleja de Vitela Assada com Quinoa, Maçã, Legumes e Rebentos da Estação.

Leitão crocante com Morchellas, Alperces e Graham’s Tawny 10 Anos

Os doces

Nos doces, algumas surpresas. Contrariando as regras, a primavera traz Rabanadas para a mesa, aqui guarnecida com uma sopa fria de cerejas de Resende e gelado de Stilton, um dos imprescindíveis produtos do VINUM. Para um final de refeição mais ligeiro, as sugestões são Frutos Vermelhos da estação, combinados com suspiros de mirtilos, telhas de framboesa e gelado artesanal de iogurte de leite de ovelha, ou Morangos de produção biológica, macerados numa infusão de hortelã, guarnecidos com pralinée de amêndoa e com gelado artesanal de chocolate 70% cacau.

A degustação fica completa com a harmonização dos vinhos do grupo Symington Family Estates, mas não só. Outras regiões são incluídas nesta viagem gastronómica para que a experiência seja verdadeiramente um roteiro pelo melhor de Portugal.

A nova carta já se encontra disponível e pode ser descoberta com horário alargado, com a cozinha a funcionar, sem interrupções, das 12h30 às 23h00. Para reservas e informações contactar: 220 930 417 ou reservas@vinumatgrahams.com

O Wine Bar

Comentários

mood_bad
  • Ainda sem comentários
  • chat
    Adicionar comentário