1 ano atrás

Livraria Lello expõe a coleção privada dos livros de artistas de Joan Miró

Edições raras de obras gráficas originais, assinadas e numeradas pelo artista catalão


A exposição “Formas Artísticas - Livros Ilustrados de Joan Miró” será inaugurada no dia 28 de abril pelas 21h30 e estará patente na livraria mais bonita do mundo, até 30 de junho de 2018, contando com a curadoria conjunta de Joan Punyet Miró e da Successió Miró.

Trata-se de uma exposição de livros de artistas que pertence ao acervo documental da biblioteca privada de Joan Miró, pela primeira vez expostos em Portugal e pela segunda em todo o mundo.

A exposição testemunha uma fascinante viagem através dos livros ilustrados ao longo século XX. Representa o diálogo intertextual e artístico que Joan Miró levou a cabo com os mais importantes escritores do seu tempo, privilegiando sempre a poesia que reinterpretou plasticamente através de gravuras e litografias. A aventura de Joan Miró como artista plástico é inseparável da sua relação com a literatura.

Na exposição serão exibidos 13 livros ilustrados por Joan Miró com textos de alguns dos poetas mais proeminentes do século XX, entre os quais André Frénaud, André Pieyre de Mandiargues, José-Miguel Ullán, Lise Deharme, Michel Leiris, Pablo Neruda e René Char. Nesta seleção merece ainda destaque o livro do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, intitulado “Joan Miró” (edição de 1950), no qual os dois amigos experimentam técnicas novas com resultados inovadores, tendo alguns dos livros contado, também, com a cumplicidade do editor, poeta e artista plástico Pierre André Benoit.

A exposição – que conta com a presença do neto do pintor Joan Miró – será apenas o primeiro dos eventos que decorrerão este fim de semana na Livraria Lello.

No domingo, 29 de abril, pelas 17h00, será apresentado na Livraria Lello o livro “Miró & Music” de Joan Punyet Miró, neto de Joan Miró, historiador de arte, comissário, escritor, poeta, artista de performance, administrador da Successió Miró e vice-presidente da Associação para a Defesa da Obra de Miró, num evento enriquecido com uma conversa com o crítico de arte Bernardo Pinto de Almeida, acompanhada com a intervenção musical de João Guimarães (Orquestra Jazz de Matosinhos). No seu livro “Miró & Music”, Joan Punyet Miró estabelece uma análise do relacionamento de Joan Miró com a música, através de uma viagem ao longo da sua vida que começa em Barcelona, passando por Paris, onde estabeleceu uma estreita relação com alguns dos compositores mais importantes da sua época, até Palma de Maiorca, onde reuniu uma coleção de discos muito eclética, publicada pela primeira vez na sua totalidade.

Com estes eventos, nomeadamente a exposição “Formas Artísticas - Livros Ilustrados por Joan Miró”, a Livraria Lello aprofunda o seu posicionamento enquanto polo cultural incontornável da cidade do Porto, apostada em quebrar as barreiras entre os países e entre as diferentes formas artísticas, bem como em trazer os melhores autores, de hoje como de sempre, aos seus leitores, consolidando a vocação do Porto como cidade literária.


Este sábado data a inauguração da exposição “Formas Artísticas - Livros Ilustrados de Joan Miró”, um conjunto de 13 livros ilustrados pelo pintor catalão Joan Miró, com textos de alguns dos poetas mais proeminentes do século XX
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio