8 meses atrás

“Mochila” mostra talentos teatrais de Matosinhos

Dias 6, 7 e 8 de abril no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery


Uma noite por semana, a Rita, o Bernardo, a Carolina, a Inês, o Hugo, a Beatriz, a Paola e o Moche juntam-se para ensaiar uma peça de teatro.

Podia ser este o resumo do trabalho realizado nos últimos meses por um grupo de jovens de Matosinhos selecionados para participarem no espetáculo “Mochila”, que sobe ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery nos dias 6, 7 e 8 de abril. Mas não é só isso: trata-se do próprio enredo desta coprodução do Teatro Experimental do Porto e do Teatro Municipal de Matosinhos.

Com encenação de Gonçalo Amorim e dramaturgia de Jorge Louraço, “Mochila” parte de um exercício teatral de cocriação, para o qual foram selecionados sete jovens numa audição realizada em janeiro.

Os atores mantiveram os nomes próprios, mas dão corpo a um enredo que tem na sua base o desaparecimento de “Moche” um dos membros do grupo.

Terminado o ensaio, os jovens atores caminham juntos e, ao fim de algumas centenas de metros, notam a ausência do amigo, que não se tinha despedido. Quando começam a pensar, recordam-se de que ele não estava num dos seus melhores dias e que pouco tinha falado durante o ensaio. E ficam cada vez mais preocupados. Regressam ao teatro e encontram apenas pistas que não permitem perceber o que aconteceu.

Quando finalmente o Moche é encontrado, os atores percebem que o tempo passou muito mais depressa do que pensavam e que já não são bem os mesmos que eram quando a busca começou. Quando damos pela falta dos amigos, às vezes é tarde demais.

MOCHILA

6 abril, 21h30 ; 7 abril, 18h00 e 21h30; 8 de abril, 16 horas

Encenação: Gonçalo Amorim

Dramaturgia: Jorge Louraço

Direcção de Actores: João Miguel Mota

Assistência de Encenação: Patrícia Gonçalves

Interpretação e Cocriação: Beatriz Lima, Bernardo Lourenço, Carolina Teixeira, Hugo Pesqueira, Inês Oliveira, Paola Calonio, Rita Macedo.

Cenografia e Figurinos: Catarina Barros

Assistência de Cenografia e Figurinos: Rosana Amorim

Desenho de Luz: Francisco Campos e Renato Marinho

Composição e Música ao Vivo: Gonçalo Parreirão, João Bica, João Pedro Amorim.

Preço dos bilhetes: 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio