1 ano atrás

Gurus internacionais da Informática dão palestras e workshops na FEUP

A Segurança Informática e a Inteligência Artificial são dois dos principais desafios do século XXI, com impacto na vida quotidiana das pessoas e das empresas.


Estes dois temas incontornáveis da era que vivemos são assuntos-chave em discussão, em diversas palestras e workshops, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nos dias 23, 24, 25 e 26 de março de 2018.

16 speakers geniais, portugueses e estrangeiros, marcam presença na 12ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI), organizada por alunos da FEUP, que alcança em 2018 um novo recorde de adesão: mais de 700 participantes. Mais de 500 inscritos são de fora do Porto.

No total, são mais de 40 momentos - entre palestras, workshops e outras atividades -, com mais de 40 conceituados oradores nacionais e internacionais. Temas como Desenvolvimento de Jogos e Internet of Things estão também em discussão neste congresso.

Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto, preside à sessão de abertura, no dia 23, sexta-feira, pelas 17h30.

Sábado, dia 24, e domingo, dia 25, são os dias principais, com os mais reputados e aguardados speakers.

ANDREW TANENBAUM, ALEXEY SIDORENKO E WOLFGANG MERKT: OS GÉNIOS MAIS MEDIÁTICOS DO EVENTO

Andrew Tanenbaum (Painel MINIX 3: A Reliable and Secure Operating System) é professor Emérito na Vrije Universiteit Amsterdam e criador do sistema operativo MINIX 3. É uma referência no mundo da Informática, tendo escrito vários livros sobre Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Sistemas Operativos Modernos. Sábado, dia 24, às 11h00

Alexey Sidorenko (Painel The Closure: Como o Governo russo procura exercer controlo total na internet) é o atual diretor do project Teplitsa, que se foca no uso de tecnologias para o bem social, e vai tocar num assunto muito controverso na Rússia: a liberdade de expressão na internet. Domingo, dia 25, às 14h30

Wolfgang Merkt (Painel From Industrial Automation, Disaster Recovery, and Space Exploration: A Journey in Practical Robotics) é estudante de Doutoramento na Universidade de Edimburgo, trabalha em investigação na área da robótica, estando atualmente a colaborar com a NASA na criação de um robô humanoide chamado Valkyrie. Domingo, dia 25, às 10h00

JOB VAN DER VOORT, GUILHERME DUARTE E JOÃO LEAL: 3 SPEAKERS AGUARDADOS NO SÁBADO, DIA 24

Além dos cabeças-de-cartaz, Job van der Voort (Painel Growing an Open Company – sábado, dia 24, 15h15), Guilherme Duarte (autor do famoso blog que dá nome ao painel “Por Falar Noutra Coisa” – sábado, dia 24, 15h30) e o ex-aluno da FEUP João Leal, Project manager na Google (Painel De Portugal para a Google – sábado, dia 24, às 14h00), são os oradores mais cobiçados do palco principal.

O painel Educação 4.0 é a última palestra de sábado, marcada para as 16h45, com a presença de Filipe Araújo (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto), Raúl Vidal (professor Emérito da FEUP) e Maria João Horta (subdiretora-geral da Direção-Geral da Educação).

Podes consultar aqui o programa completo.


Com mais de 700 inscritos, esta edição atinge recorde de participantes
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio