3 meses atrás

José Mário Branco vai ser o homenageado deste ano na Feira do Livro do Porto

José Mário Branco foi escolhido pela Câmara do Porto como figura a homenagear na Feira do Livro deste ano, que assim assinala os 50 anos de carreira do cantautor portuense e grava o seu nome na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal.


A sua carreira de mais de 50 anos vai por isso ser recordada, dissecada e detalhadamente fruída durante a edição da Feira do Livro do Porto, em setembro.

O cantor, compositor, letrista, produtor e ator juntará o seu nome aos de Vasco Graça-Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio e Sophia de Mello Breyner Andresen, que homenageados pela autarquia nas edições anteriores com atribuição de uma placa evocativa na avenida central do recinto.

Servirá também de mote para muitas das atividades culturais e de animação que irão integrar o evento, além de ser o convidado para uma conversa com a jornalista Anabela Mota Ribeiro.

Uma das vozes e figuras mais emblemáticas da nossa liberdade conquistada na revolução de 1974, e que mesmo censurada nunca deixou de escrever poesia e música quando foi urgente que soasse, José Mário Branco nasceu no Porto a 25 de maio de 1942.

Cursou Economia e História, depois de ter abandonado o estudo do violino, chamou ao seu primeiro LP um verso de Camões ("Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", 1971), foi perseguido pela PIDE e exilado político, interveio nos palcos da música, do teatro, da televisão e do cinema.

Desde cedo fez também produção, designadamente arranjos em discos de Sérgio Godinho e José Afonso, tendo sido gravados por José Mário Branco, em Paris, os passos que ouvimos no início de "Grândola, Vila Morena".

Voltou, já maduro, à universidade para estudar Linguística porque, como diz este cantautor da inquietação, "a revolução é concretíssima se começarmos por fazê-la dentro de cada um de nós".
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio