1 semana atrás

13 de Fevereiro de 1983: o dia mais frio da história do Porto

Talvez não tivesses nascido ou fosses muito novo nessa altura mas, em 1983, o Porto passou por um dos períodos mais frios que há registo


Fevereiro de 1983: Vaga de frio na Europa. Lisboa, com dois graus negativos, apresenta a temperatura mais baixa registada desde 1860.

O fenómeno meteorológico verificou-se entre os dias 11 e 15 de Fevereiro de 1983, com ocorrência de queda de neve em várias zonas de Portugal Continental a cotas muito inferiores às habituais.

No Porto começou a nevar ao meio da manhã de 11 de Fevereiro de 1983, sexta-feira, terminou já de madrugada e o momento ficou conhecido como "O nevão de 1983".

Esta rara situação ocorreu, em termos meteorológicos, durante uma onda de frio que na região durou entre 06 e 17 de Fevereiro.


O Norte do país ficou coberto de neve no mês gelado de fevereiro de 1983

O último grande nevão que há memória


Foi o último grande nevão de que há registo na nossa região e ficou marcado na memória de muitos.

Não só pela surpresa em si, que a todos apanhou desprevenidos, mas também pelos transtornos que causou na cidade, designadamente, ao nível da circulação rodoviária, funcionamento do comércio e serviços, e perturbação do ritmo escolar.

A acumulação de neve no Porto, sobretudo na zona de Valongo e Gondomar, foi muito intensa nesse dia e mesmo em outros dias caíram alguns flocos, foi uma bela entrada fria em 1983...

O record de temperatura mais baixo (desde que há registo) foi batido a 13 de fevereiro, quando as temperaturas bateram nos -3,6º como é possível verificar na galeria abaixo.

E tu tens memórias desses dias?

Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio