Palácio das artes inaugura Exposição de Shirley Paes-Leme e de Cristina Ataíde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Palácio das artes inaugura Exposição geografias errantes [vistas] de dentro para fora de Shirley Paes-Leme e de Cristina Ataíde

Tudo se desenrolava numa errância de geografias introspetivas e exógenas, onde se sobrepunham as identidades exacerbadas e um labiríntico bem-comum almejado, pelo menos, de quando, em vez. A exposição geografias errantes [vistas] de dentro para fora, inaugura uma programação que pretende situar-se “entre -aqui-Portugal e -lá-Brasil”… atravessando as bermas da água, contornando os ventos, as caminhadas sendo concretizadas mediante a poética das obras pensadas especificamente para este Palácio das Artes.

Vêem-se os pensamentos, as intuições lúcidas nas intervenções de Shirley Paes-Leme e de Cristina Ataíde; celebram-se interpretações destes nossos tempos cruzados, onde o momento oportuno se determina em presságios de detalhe, do ínfimo e do pormenor.

As duas artistas apresentam-se através de estéticas configuradas, entrelaçadas, assim invadindo os terrenos frutuosos da fenomenologia da perceção visual, pois nos suscitam uma metodologia de ver, para que exerçamos um olhar quase arqueológico.

As salas foram divididas entre ambas, direcionando dois trajetos que ora se aproximam, ora se contrastam, sugerindo aos visitantes deslocarem-se a seu bel-prazer, decidirem os seus trajetos no antigo Convento dominicano. Os visitantes são acolhidos pela atmosfera lumínica que lhes levanta a cabeça para o teto, deixando-os orientarem-se pela “intuição estética”.

Que cada um de nós se disponibilize a partilhar a complexidade dos dias atuais, alertando-se para a ação estética que é cúmplice da ética artística de Cristina Ataíde e de Shirley Paes-Leme.

A curadoria pertence a Maria de Fátima Lambert.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

ponte-d-luis-webook