Este fim-de-semana há cinema em Serralves

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Serralves apresenta, em estreia no Porto, o filme “Uma Ópera do Mundo” (2017), produzido pela Maumaus / Lumiar Cité.

O filme, da autoria do realizador e cineasta Manthia Diawara, do Mali, é baseado na ópera africana Bintou Wéré. Un opéra du Sahel, uma narrativa em torno do eterno drama da migração.

A ópera, filmada em Bamako em 2007, serve de espelho para Diawara abordar o drama das migrações e contar uma história estética e reflexiva, através da música e da dança, sobre a atual crise dos refugiados e a tragédia intemporal da migração entre Sul e Norte, examinando a realidade dos encontros culturais através dos conceitos de mestiçagem e hibridismo.

O sucesso e o limite da fusão das perspetivas africana e europeia são testados pelas interpretações entrelaçadas da ópera Bintou Wéré. Un opéra du Sahel com arquivos do passado e do presente relativos a imagens de migrações, árias clássicas europeias e entrevistas a intelectuais, artistas e ativistas sociais, europeus e africanos, incluindo Alexander Kluge, Fatou Diome, Nicole Lapierre e Richard Sennett.

“Uma Ópera do Mundo” foi estreado na documenta 14 (em Atenas e Kassel) e foi já apresentado no ICA – Institute of Contemporary Arts (Londres), no Centre Pompidou (Paris) e nas Serpentine Galleries (Londres).

A exibição do filme será seguida de uma conversa entre Manthia Diawara (realizador), Jürgen Bock (produtor) e Nuno Crespo (diretor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto).

O filme será projetado das 18h00 às 19h30 de sábado, 3 de fevereiro, com legendas em português e tem um custo de 3€. A conversa será conduzida em inglês.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Porto PianoFest está de volta em Agosto

O Fado está de regresso ao Maus Hábitos

Escola das Artes da Católica Porto organiza sessões online e visitas virtuais

Já reabriu o Vogue Café Porto: um pátio-refúgio em plena baixa do Porto

As corridas estão de volta com o “Matosinhos em Forma Running”

As “Happy Hour” mexicanas do Sicario estão de volta

Vai reabrir o Infante Sagres: hotel histórico promove redescoberta da cidade do Porto

Reciclagem é o tema do próximo Dominguinhos Online

Loja da Salsa no Porto tem tecnologia que desinfecta a roupa em 30 segundos

ponte-d-luis-webook