1 ano atrás

Este fim-de-semana há cinema em Serralves

Serralves apresenta, em estreia no Porto, o filme "Uma Ópera do Mundo" (2017), produzido pela Maumaus / Lumiar Cité.


O filme, da autoria do realizador e cineasta Manthia Diawara, do Mali, é baseado na ópera africana Bintou Wéré. Un opéra du Sahel, uma narrativa em torno do eterno drama da migração.

A ópera, filmada em Bamako em 2007, serve de espelho para Diawara abordar o drama das migrações e contar uma história estética e reflexiva, através da música e da dança, sobre a atual crise dos refugiados e a tragédia intemporal da migração entre Sul e Norte, examinando a realidade dos encontros culturais através dos conceitos de mestiçagem e hibridismo.

O sucesso e o limite da fusão das perspetivas africana e europeia são testados pelas interpretações entrelaçadas da ópera Bintou Wéré. Un opéra du Sahel com arquivos do passado e do presente relativos a imagens de migrações, árias clássicas europeias e entrevistas a intelectuais, artistas e ativistas sociais, europeus e africanos, incluindo Alexander Kluge, Fatou Diome, Nicole Lapierre e Richard Sennett.

“Uma Ópera do Mundo” foi estreado na documenta 14 (em Atenas e Kassel) e foi já apresentado no ICA - Institute of Contemporary Arts (Londres), no Centre Pompidou (Paris) e nas Serpentine Galleries (Londres).

A exibição do filme será seguida de uma conversa entre Manthia Diawara (realizador), Jürgen Bock (produtor) e Nuno Crespo (diretor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto).

O filme será projetado das 18h00 às 19h30 de sábado, 3 de fevereiro, com legendas em português e tem um custo de 3€. A conversa será conduzida em inglês.
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio