11 meses atrás

Para a semana há pizza à borla no Porto no "Dia do Pizzaiolo"!

Na Praça dos Leões, a 17 de Janeiro o Porto junta-se à celebração do ‘Dia do Pizzaiolo’ com oferta de pizza


A cidade do Porto vai associar-se, no próximo dia 17 de Janeiro, na Praça dos Leões, à celebração internacional do primeiro Dia do Pizzaiolo, actividade declarada pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade, homenagenado assim os profissionais que produzem a verdadeira pizza napolitana.

Esta grande festa da pizza napolitana, que decorre entre as 11h00 e as 20h00, vai oferecer gratuitamente aos portuenses fatias de um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia italiana, numa organização da Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal, liderada por Michele Mezzero, e da ASCIP Dante Aligheri, uma entidade fundada pelo General Angelo Arena e dedicada à difusão da língua e cultura transalpina.

Na Praça dos Leões, será montado um forno a lenha e uma banca, de onde sairão das mãos dos diferentes pizzaiolos que constituem a Selecção Portuguesa de Pizzaiolos (que se sagrou campeã em 2017, numa competição que decorreu em Nápoles) exemplares da verdadeira pizza napolitana, a serem distribuídas gratuitamente por todos aqueles que acorrerem ao local. Apenas as bebidas, servidas num pequeno quiosque, serão pagas.


A tradicional música italiana servirá de banda sonora a este primeiro Dia do Pizzaiolo.

Uma atividade em crescendo


Michele Mezzero, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal, adianta que este evento “será o ponto de partida para a certificação das pizzarias que em Portugal cumprem com os requisitos necessários para serem consideradas «Pizzaria com Arte Napolitana»”.

A UNESCO declarou, no passado dia 7 de Dezembro, a arte do pizzaiolo napolitano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa reunião que decorreu na Ilha Jeju, na Coreia do Sul.

Foi o culminar de um processo que envolveu uma petição mundial assinada por cerca de dois milhões de pessoas.

Esta é um actividade com crescente popularidade em Portugal, sendo que em Napoles, ‘pátria’ desta pizza, se estima que existam cerca de três mil pizzaiolos em actividade.
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio