8 meses atrás

Filme produzido pela Câmara do Porto nomeado para o Festival de Cinema de Berlim

Filme “Russa”, produzido pela Câmara do Porto, está nomeado para o Festival de Cinema de Berlim


A curta-metragem “Russa”, realizada por João Salaviza e Ricardo Alves Jr. a convite da Câmara do Porto, no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão, foi selecionada para a competição internacional de curtas-metragens na 68.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), um dos mais antigos e relevantes festivais de cinema do mundo.

Sendo o trabalho laboratorial com residentes da cidade, também no cinema, uma das prioridades estratégicas do programa Cultura em Expansão, a Câmara do Porto voltou a apostar na produção cinematográfica: depois do convite dirigido a Salomé Lamas em 2016, que resultou na curta-metragem “Ubi Sunt”, João Salaviza e Ricardo Alves Jr. estiveram no Porto em residência artística durante três meses do ano passado para desenvolverem um ensaio fílmico sobre as diversas realidades sociais e culturais da cidade.

O Bairro do Aleixo em destaque


A partir da carta branca que lhes foi sugerida, o lugar escolhido pelos realizadores para a criação do filme foi o Bairro do Aleixo.

A película foi construída num processo colaborativo entre um grupo de moradores e a dupla de cineastas.

“Russa” foi apresentado no encerramento do Cultura em Expansão em dezembro de 2017 e tem agora a sua estreia mundial em Berlim.

João Salaviza, realizador já galardoado com inúmeros prémios por todo o mundo, venceu esta mesma competição (Berlinale Shorts) em 2012 com a sua curta-metragem “Rafa”, que lhe valeu o Urso de Ouro, o maior prémio do Festival.

O programa do Cultura em Expansão para 2018 será revelado em finais de fevereiro e incluirá um novo projeto cinematográfico em torno da “cultura em expansão” pela cidade do Porto.
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio