3 semanas atrás

Uma nova ponte Porto-Gaia está em análise

As autarquias de Porto e Gaia avaliam possibilidade de construção de nova ponte sobre o Douro


As câmaras do Porto e Vila Nova de Gaia estão a "avaliar a possibilidade de construir uma nova ponte" sobre o Douro, apontando como "localização mais provável" a zona a montante da ponte Luís I, segundo notícia publicada no Portal de Noticias do Porto (Porto.pt).

No seu portal online, a Câmara do Porto escreveu ontem que, "caso avance a ideia da construção de uma nova ponte que una Porto e Gaia, a localização mais provável será a montante da ponte Luiz I", segundo "informou Rui Moreira na sessão da Assembleia Municipal (AM) que decorreu na segunda-feira à noite".

De acordo com a publicação, Rui Moreira explicou que a possibilidade de construir esta nova travessia, rodoviária, permitiria deixar o tabuleiro inferior da ponte Luiz I "unicamente para peões e ciclovia", já que o alargamento da zona pedonal desta travessia, equacionada pelo menos desde 2015, levantou "fortíssimas dúvidas" às "autoridades competentes do património".

Admitindo ainda que o alargamento dos passeios da ponte Luiz I seria "a solução mais simples, em termos do impacto que tem numa paisagem protegida", Moreira sublinhou ser necessário "entender" as questões suscitadas pelas autoridades do património, acrescenta o portal. Neste contexto, o presidente da Câmara do Porto diz existirem "duas soluções alternativas" que envolvem "a edificação de uma nova travessia".


Fotografia de Andreia Inácio
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio