3 semanas atrás

Matosinhos acolhe Campeonato Nacional de Special Olympics/Equitação

Entrega de prémios amanhã, 23 de novembro às 13 horas no Centro Hípico Porto e Matosinhos


O Centro Hípico Porto e Matosinhos, situado em Leça da Palmeira, acolhe hoje a amanhã o 6.º Campeonato Nacional de Special Olympics, na modalidade de equitação, promovido pela Associação Equiterapeutica Porto e Matosinhos em colaboração com o Special Olympics Portugal (SOP).

A competição, que pela primeira vez se realiza no Norte de Portugal, conta com a presença de 70 atletas, estando a entrega de prémios agendada para as 13 horas de amanhã, quinta-feira, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Organizado em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a prova aposta na valorização de cada atleta independentemente do seu desempenho e dos resultados obtidos em competição.

A Associação Equiterapeutica Porto e Matosinhos foi criada em março de 2010 em parceria com a Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos (C.H.P.M.).

O projeto nasceu e cresceu fundamentado na ideia de tornar a terapia assistida por cavalos acessível a todas as pessoas com necessidades especiais, tendo como missão proporcionar o contacto direto com os cavalos ao nível terapêutico, desportivo e profissional adaptado e de lazer, de forma global e inclusiva, respeitando a diferença.

O Special Olympics


O Special Olympics, criado em 1968, é o maior movimento desportivo mundial focado na promoção do desporto para pessoas com deficiência intelectual.

A visão de um mundo onde cada pessoa, independentemente da sua capacidade, fosse aceite e valorizada, levou a que surgisse a convicção de que as pessoas com deficiência intelectual podem, com enquadramento técnico adequado, beneficiar da participação no desporto. Desde então, o movimento tem crescido e engloba mais de 3,8 milhões de atletas em cerca de 180 países e em todas as regiões do mundo.

O Special Olympics Portugal, fundado a 27 de março de 2001, é uma associação desportiva de âmbito nacional que representa no nosso país o movimento Special Olympics.

A missão do Special Olympics passa por proporcionar as condições para a prática de atividades desportivas de forma contínua e variada e com impacto na inserção social para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

A filosofia que move toda a sua ação é a de que a atividade física e o desporto contribuem para o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas com deficiência intelectual, bem como para a melhoria da sua autoestima.
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio