1 semana atrás

Praia Internacional do Porto recebeu esperanças do surf nortenho

Realizou-se, este fim-de-semana, a competição Groms Trophy, na Praia Internacional do Porto.


Foram mais de cinquenta os atletas que se apresentaram na Praia Internacional do Porto para disputar o Groms Trophy, divididos pelas cinco categorias em disputa. Com muito público presente, certamente motivado pelas excelentes condições atmosféricas que se verificaram ao longo dos dois dias de prova, os atletas proporcionaram um excelente espetáculo, com a emoção e qualidade a marcarem toda a competição.

Na Sponsor Village, que contou com oferta de street food e divertimentos como air bungee e insufláveis, a animação foi permanente, com grande adesão por parte das famílias que por ali passaram.

Após um primeiro dia de competição marcado pelas ótimas condições do mar, o que permitiu a realização de excelentes manobras e pontuações, o dia de todas as decisões trouxe ondas de menor dimensão, apesar do vento favorável.


José Maria Bruschy / Foto Tó Mané

As finais


A primeira final disputada foi a da categoria feminina (sub 18). Após 20 minutos de grande emoção e competitividade, a vitória foi para Teresa Delerue, que relegou assim Sofia Sousa Esteves para a segunda posição e Raquel Ramires para o lugar mais baixo do pódio. Seguiu-se no mar a disputa da categoria de sub 12, com os jovens atletas a deixarem muito boas indicações para o futuro. Jaime Olazabal assegurou a vitória, com Keikoa Hummel a ficar-se pelo segundo lugar e Henrique Schreck em terceiro.

Sacha Garcia esteve implacável na categoria de sub 14, tendo vencido todas as baterias em que participou, e arrecadando a vitória final. Rodrigo Sousa Esteves alcançou o segundo lugar, tendo Duarte Pinho Dias sido terceiro classificado. A final de sub 16 proporcionou aos espetadores uma das baterias mais competitivas da prova, com sucessivas mudanças de posição.

No final, Oscar Cauchi seria o grande vencedor, seguido por Tomás Jervel e com José Maria Bruschy na terceira posição. José Maria vingar-se-ia, contudo, rapidamente deste resultado, ao surpreender a concorrência e alcançar a vitória na categoria rainha dos sub 18. Marcelo Martins, em segundo lugar, e Gonçalo Magalhães, em terceiro, completaram o pódio da última categoria em disputa no Groms Trophy.


Oscar Gauchi / Foto Tó Mané

Expetativas cumpridas


O Groms Trophy foi organizado pela Onda Pura – Produção de Eventos em colaboração com a AON – Associação Onda do Norte e com as Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos.
“O Groms Trophy cumpriu as nossas expetativas. Foi um fim-de-semana marcado pela grande competitividade e qualidade, demonstrando o nível muito elevado dos surfistas da região. Estou certo que alguns destes atletas têm muito para dar ao surf nacional, e que serão figuras em destaque nos próximos anos”, destaca Marcelo Martins, responsável pela organização da competição.

“Fechamos este ano competitivo do clube com uma prova de excelência. Para a AON, a aposta no próximo ano passará, sem qualquer dúvida, por campeonatos deste gabarito”, afirma Nuno Azevedo, presidente da AON.

Contou com o patrocínio oficial da 58 Surf e do grupo Crédito Agrícola, e com os apoios da Mediana Global Communication, Vitalis, Hospital de Santa Maria – Porto, Chanson, Açaí Amazon, MEO, Mixpão, Combi Coffee, Chef Tapioca, Presto Pizza e Edifício Transparente.


Jaime Olazabal / Foto Tó Mané
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio