1 ano atrás

Matosinhos e Leixões em 13 imagens da década de 50

Em 1833, quando se procedeu à reorganização administrativa de Portugal, foi criado o Concelho de Bouças, tendo sido a sede do concelho fixada, a partir de 1836, no lugar da Senhora da Hora que então foi elevada à categoria de Vila de Bouças. Ali se manteve a sede do concelho até que, em 1853 se criou a vila de Matosinhos, abrangendo as freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, passando esta a ser a sede do concelho. Com esta reorganização administrativa o concelho de Bouças passou a incorporar as freguesias de Lavra e Perafita, que anteriormente pertenciam à Maia e ainda as freguesias de Leça do Balio, Custóias e S. Mamede de Infesta que tinham pertencido, até 1834, ao antigo Couto de Leça.

Em 1895, quando se construiu a Estrada da Circunvalação, as freguesias de Aldoar, Ramalde e Nevogilde foram desanexadas e integradas no concelho do Porto. Em 1909 a Câmara Municipal solicitou a mudança de nome para Concelho de Matosinhos, uma vez que entendiam que o lugar de Bouças era insignificante, solicitação que se concretizou por um decreto de 6 de Maio de 1909.

A necessidade de um porto de abrigo para os navios que se dirigiam à cidade do Porto levou à construção, em finais do séc. XIX, do Porto de Leixões. Era o início de um processo de transformação nítido em todo o desenvolvimento urbanístico e industrial da cidade de Matosinhos, onde a pesca da sardinha e a indústria conserveira foram o principal motor de desenvolvimento que levou a que, em 28 de Maio de 1984, Matosinhos fosse elevado a cidade.

Pela década de 50, construía-se a 5ª ponte que juntava Matosinhos a Leça da Palmeira, bem depois da Ponte de Pau e da Ponte dos 19 Arcos...

Deixamos-te um conjunto de imagens de Matosinhos e Leça dos anos 50.


Leça da Palmeira-Matosinhos - Ponte Grande, via Flickr



Matosinhos visto de Leça com a ponte do elétrico, antes de 1957, via Flickr



Porto de Leixões - Doca n.º 1 - anos 50, via Flickr



Rua de Brito Capelo, Matosinhos - 1952, via Flickr



Mercado de Matosinhos, em 1952, via Flickr



Rio Leça e arruamento que ligava as margens antes da construção da doca 2 do porto de Leixões, via Flickr



PONTE MÓVEL em construção - Matosinhos, 1956-60, via Flickr



Ponte Móvel - fins de 50, via Flickr



Construção da Ponte Móvel,1956-60, via Flickr



Ponte móvel - Batelões de dragados na doca nº 1, com a n.º 2 em construção, via Flickr



Ponte Móvel em construção, via Flickr



Saída da Ponte Móvel junto ao Mercado de Matosinhos - Foto tirada do início da R. Álvaro Castelões, via Flickr



Ponte Móvel e o posto de Combustível da SACOR, via Flickr
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio