3 semanas atrás

Chá das Cinco: a mais recente Cafetaria de Bolos Caseiros do Porto




O blog Chá das Cinco abriu as suas portas ao público num atelier na Praça da Alegria, 63, Bonfim


Com o blog a fazer 3 anos, Sofia Lemos da Costa juntou-se a Hugo Ferraz para abrir as portas da sua cozinha num espaço elegante numa das zonas mais típicas do Porto. Num espaço de experimentações e descobertas, a Sofia e o Hugo exploram a pastelaria, o café e os chás, com atenção à qualidade e ao pormenor.

Na Praça da Alegria, entre São Lázaro e as Fontainhas, o atelier do Chá das Cinco convida os clientes a experimentar e conhecer a pastelaria da Sofia e os chás e cafés seleccionados e preparados pelo Hugo. A decoração é minimalista, inspirada nos cafés portugueses dos anos 70, onde é evidente o enorme espaço de trabalho à vista de todos, onde são preparados todos os produtos que são colocados na montra.


Tudo começou com um blog


O blog Chá das Cinco começou em 2015 e, pouco depois, veio a procura pelo espaço aberto ao público onde todos pudessem experimentar os bolos, bolachas e outros doces feitos pela Sofia.

Para acompanhar a pastelaria, o Hugo começou a explorar o mundo do chá e do café, formando-se no início de 2017 como barista certificado pela SCA (Specialty Cofee Association).

Finalmente, em Agosto de 2017, o Chá das Cinco abriu as portas ao público num espaço que é muito mais do que uma cafetaria ou uma confeitaria, mas um atelier onde os clientes são convidados a estar, conviver e falar com os proprietários como se fossem convidados em sua casa.


Bolo noz café e caramelo

Ahhh, o brunch!


De quarta a sexta-feira a Sofia vai variando os produtos de pastelaria que coloca na montra, dependendo dos produtos da época e da inspiração do dia, e aos fins-de-semana, para além disso, há o brunch, uma refeição de 5 pratos servida à mesa.

No Chá das Cinco é possível, também, comprar os cafés, chás e infusões para preparação em casa, bem como o equipamento necessário para a sua preparação.


As panquecas do Chá das Cinco. Foto: Joana Cardoso

O que dizem os clientes


“Consegui ontem experimentar, finalmente, o brunch! Para começar o espaço está lindíssimo. Decorado com muito bom gosto, demonstrador do amor que existe não só na confecção dos produtos, mas também em toda a sua envolvência. A infusão de manjericão e canela é pura e simplesmente deliciosa (tanto que não resisti a levar uma para casa ;))! As panquecas, o pão e croissants quentes no saco de pano, a quiche, o prato de queijos... tudo delicioso. Mas para mim o pão de banana estava DIVINO! Calor de Natal foi o que senti. A bolacha que o marido já não conseguiu comer veio para casa e era óptima! Estamos agora com vontade de provar o resto, uma vez que a lista tem surpresas que nos fazem babar! Parabéns a esta equipa que me apercebi depois que vai crescer! À So a só lhe posso desejar mesmo o melhor! Quando se sonha, luta e arrisca, o “caldo” está muito bem entornado para o sucesso! PARABÉNS!” - Rita Carrêtas, 25 de Setembro 2017 no Facebook.

“Good coffee has been found in town! Seriously. T’was sweet to celebrate my lovely friend’s bday on Sunday morning by enjoying fresh handmade delicacies (oh yes!) and not just coffee, but GOOD coffee. I nearly couldn’t believe it to be true, the taste was as good as the smell promised. Ah! @chadascinco.confeitaria” - Merike, 26 de Setembro 2017 no instagram.

Aqui podes consultar todo o menu do Chá das Cinco.


Bolo frutos vermelhos

Onde: Praça da Alegria, 63, Bonfim
Contactos: Sofia: 916 419 826 · sofia@chadascinco.pt · Hugo: 932 345 050 · hugo@chadascinco.pt



Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio