1 mês atrás

O Porto tem um prémio de 75 mil euros para distinguir cidadãos

O Prémio D. António Francisco dos Santos - uma iniciativa solidária da Associação Comercial do Porto, da Irmandade dos Clérigos e da Santa Casa da Misericórdia do Porto –, foi apresentado no Palácio da Bolsa


O Prémio, no valor de 75 mil euros, destina-se a cidadãos, portugueses ou estrangeiros, que se distingam na promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz. Será entregue, anualmente, a 11 de setembro, na data de falecimento do Bispo do Porto.

“A cidade perdeu um dos seus melhores. Mas a cidade não esquece o seu legado”, afirma Nuno Botelho, em palavras dedicadas a D. António Francisco dos Santos. O presidente da Associação Comercial do Porto entende que “o prémio homenageia uma ilustre figura. Estas três grandes instituições da cidade tinham de se juntar em prol desta causa."

Nesta cerimónia de lançamento do Prémio, no momento em que se cumpre um mês após morte de D. António Francisco dos Santos, o Padre Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Cléricos, avançou com detalhes deste projecto conjunto.

“Este Prémio, que é já nesta fase de grande dignidade pelo valor em causa, vai levar longe o nome do Porto. Vai premiar pessoas boas ao serviço da comunidade”. O presidente da Irmandade dos Clérigos apela a que "mais instituições se juntem à causa. Este prémio irá certamente crescer”.

Candidatos autopropostos ou sugeridos


António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, encerrou a conferência de imprensa com uma certeza: “Todos nós temos a consciência do que D. António Francisco dos Santos representa para a cidade. Este Prémio servirá de motor para outros projectos humanitários.”

Os candidatos ao Prémio D. António Francisco dos Santos podem autopropor-se ou serem sugeridos por terceiros.

Devem preencher formulários que estarão disponíveis em breve nos sites das três instituições (www.cciporto.pt; www.torredosclerigos.pt; www.scmp.pt), concorrendo entre 1 de março e 30 de junho de cada ano.

O júri é constituído pelos representantes máximos das três instituições envolvidas.
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio