1 mês atrás

Corrida dos Ossos Saudáveis promoveu sensibilização à osteoporose

A oitava edição da Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis realizou-se numa manhã quente e pouca típica de Outono


Apesar das folhas que preenchiam o chão da rotunda da Boavista, local de partida e chegada, o calor fez-se sentir de forma pouco normal.

A sensibilização a população para a Osteoporose é, sem dúvida, o grande mote deste evento, em que 2€ de cada inscrição reverteu para a Associação Portuguesa de Osteoporose (APO).

Durante todo o fim-de-semana foi possível a todos os que assim quisessem efectuar rastreios, participar em conferências e obter esclarecimentos médicos e aconselhamento nutricional na Festa da Saúde.

O tiro de partida dado pelo Dr. Jorge Pereira da APO, acompanhado pelo Reitor da Universidade do Porto, Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo, lançou para a Avenida da Boavista os participantes dos 10 km cronometrados e da Caminha de 5 km.


Foto Runporto

Os vencedores


34 minutos e 36 segundos depois do tiro de partida, Nuno Fernandes, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, cortou a meta, seguido por um total domínio de atletas da mesma escola de atletismo, com Leandro Martins a chegar na segunda posição, com 34:54, e Rui Fernandes com 35:04, na terceira posição.

O setor feminino ficou marcado pela chegada em primeiro lugar de Sónia Barros, da Universidade do Porto, com 42:08, seguida de Rosa Oliveira, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, com o tempo de 44:05 repetindo as vitórias obtidas na primeira e segunda edição desta prova. Em terceiro lugar ficou Ângela Carvalho, também da Universidade do Porto, com o tempo de 44:13.


Foto Runporto

Corrida internacional


Com 44 nacionalidades representadas neste evento, muitos dos quais alunos do programa de Erasmus+ que correram e caminharam sob as camisolas da Universidade do Porto.

A cerimónia protocolar contou com a presença de Jerónimo Maia, da Porto Lazer/Câmara Municipal do Porto, Dr. Miguel Aroso da APO, Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto, Maria José Patrício e Cristina Vasconcelos da Mimosa e de Aurora Cunha.

Como é habitual a Hyundai, patrocinadora da viatura oficial da prova, ofereceu um fim-de-semana ao volante de uma viatura da marca, ao atleta que chegou à meta no centésimo lugar.


Foto Runporto
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio