Assim era o Porto no início do Século XX

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Acentuado crescimento demográfico acompanhado pelo alastrar de uma urbanização generalizada que progressivamente se foi subordinando às novas exigências do trânsito motorizado e às crescentes preocupações com o planeamento urbanístico foram as principais características do início do Século XX no Porto

Nas primeiras décadas do século XX a implantação industrial e o êxodo dos campos continuaram a ser factores decisivos do crescimento da cidade.

A conclusão da Avenida da Boavista por volta de 1915 (iniciada em meados do século XIX) — uma longa artéria de 5 km de extensão e 40 m de largura cortada pela ampla Rotunda da Boavista — representou uma nova direcção de expansão do crescimento da cidade para ocidente em direcção ao mar e aproximou-a do Porto de Leixões, inaugurado em 1895.

Na Baixa, a abertura da Avenida dos Aliados, em 1916, implicou a demolição do edifício dos antigos Paços do Concelho e o desaparecimento do bairro do Laranjal e desencadeou a transferência da banca e das empresas seguradoras do antigo centro São Domingos-Rua do Infante para a zona da Praça Nova, que se tornou também pólo financeiro.

Na arquitectura do início do século XX salientam-se grandes edifícios dispersos pela Baixa, representativos da influência do estilo francês que inspirou os projectos do arquitecto Marques da Silva, formado na escola de Paris.

São exemplos a Estação de São Bento, o quarteirão das Carmelitas, o Teatro de São João e várias fachadas de edifícios da Avenida dos Aliados.

Vê abaixo algumas das imagens do Porto das primeiras décadas do Século XX.

Fonte: Photografia Portuense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Maus Hábitos traz comédia para a mesa, novos concertos, exposições e improvisos

Semana Aberta do ISEP vai ter sessões online

São João no VINUM com tradição e em segurança

The Yeatman celebra o São João à mesa

Matosinhos apoia mais 19 famílias através do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

Matosinhos vai ter praia “amigável” para animais

Escadas Rolantes de Miragaia já estão a funcionar

Há um novo cowork na Baixa do Porto

A Ópera está de volta ao Coliseu

Este verão há Jantar à Luz das Estrelas na Casa da Calçada

ponte-d-luis-webook