1 ano atrás

Descobre as nossas origens em Serralves

Vai em busca das nossas origens no dia 5 de setembro em Serralves


No âmbito das comemorações do Centenário de Óscar Lopes, promovidas pela FLUP, terá lugar a conferência "Em busca das nossas origens: o céu é apenas o começo" do astrofísico da Universidade de Lancaster, Prof. Doutor David Sobral.

De onde vimos? De que somos feitos e de que é feito o Universo em que vivemos? Como viemos aqui parar? Durante milénios colocamo-nos múltiplas questões.

A nossa visão do mundo e de nós mesmos alterou-se vezes sem conta, mas as questões mais profundas, essas, ficaram quase sempre por responder.

Com a Astronomia e Astrofísica modernas, o céu não é de todo o limite, mas apenas o começo, o início, para uma viagem surpreendente pelo tempo e pelo espaço, em busca das nossas origens.


Hoje, sabemos que as respostas estão à nossa volta, e sobretudo por cima de nós, para além do nosso planeta.

David Sobral


David Sobral é um astrofísico português que se tem evidenciado na área da Astrofísica Extra-Galáctica.

Conta com mais de 80 publicações internacionais, focadas na compreensão da formação e evolução das galáxias - entre elas, a nossa própria Via Láctea - ao longo dos últimos 13 mil milhões de anos.

Das suas descobertas, destacam-se a quantificação do declínio do “PIB cósmico”, mostrando que o Universo está em crise há 11 mil milhões de anos, a compreensão do papel do “ambiente”/factores externos e da “genética”/factores internos na formação e evolução de galáxias, incluindo o papel da rede cósmica e de gigantes tsunamis cósmicos.
Comissão Organizadora: FLUP, DEPER e CITCEM / CLUP / ILC-ML
Onde: Auditório de Serralves
Quanto: entrada livre
Quando: 5 de setembro das 18h30 às 19h30
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio