4 meses atrás

Descobrimos um Passadiço Secreto a apenas 1h do Porto

Situada nas margens do rio Vizela, a Aldeia do Pontido é o ponto de partida para uma experiência única no mundo rural.


É com esta natureza quase selvagem (como podes comprovar com as imagens que te apresentamos) que te convidamos ao mais puro relaxamento!

A Aldeia do Pontido fica em Fafe, a apenas 1h de carro do Porto, que podes encontrar este local que esteve abandonado durante três décadas e que renasceu fruto de uma "aventura de alguns amigos" onde podes usufruir de uma paisagem única de densa vegetação verde, um grande espelho de água (a Barragem da Queimadela) e ainda um trilho que te leva a um passadiço que talvez não conheças.

O percurso que te apresentamos de seguida poderá ser feito em 2 dias, ideal para uma escapadela de fim-de-semana.


A Aldeia do Pontido fica a apenas 1h do Porto

O percurso


O ponto de partida dá-se ao lado do Restaurante da Aldeia do Pontido, com magnificas vistas e os aromas e sabores das iguarias produzidas nos campos e nos pastos, num ambiente familiar.

Daí deverás seguir  o “Trilho Verde da Marginal” que a atravessa a Aldeia até à Barragem da Queimadela, num dos percursos pedestres assinalados.

Se quiseres podes ainda lançar-te à aventura e percorrer os outros caminhos demarcados como a Rota do Maroiço, a Rota Aldeias das Margens do Rio Vizela, ou o Trilho dos Apanha Pedrinhas, que não dispensam uma passagem pela Ponte Medieval Romana, um dos pontos de interesse do local.

Logo após a Barragem da Queimadela vais encontrar em trilho com vários pontos preparados para receber um completo Picnic ou até um churrasco, com mesas entre os vários grupos de árvores. É aqui também que te vais deparar com um passadiço largo que talvez desconheças.

Se procuras locais para tomar banho vais encontrar-los ali mesmo ao lado, no rio, nos lagos, inseridos em plena natureza.

No regresso ao Restaurante da Aldeia do Pontido (fim dos percursos) vais encontrar um moinho em pleno funcionamento, aproveita para entrar e observar.


O que não podes perder


Paralelamente à visita à Aldeia do Pontido (uma manhã/tarde deverá ser suficiente) tens outras atrações, culturais e gastronómicas que não deves deixar escapar. Vem connosco:

Visita à Doçaria de Fornelos – Fornelos


-O "pão-de-ló" e os "doces de gema" são a genuinidade da gastronomia do concelho de Fafe.

A qualidade desta iguaria, ainda, hoje, confeccionada de forma tradicional, mencionada em 1886, no livro de José Augusto Vieira, "O Minho Pittoresco", mantém a fama, que se estende pelo país.

Não deixes de ir à Doçaria de Fornelos onde poderás encher a família de um dos doces mais procurados do país.


O pão-de-ló de Fornelos ganhou fama, de tal forma que se produzem cerca de 7.500 por dia.

Complexo Turístico de Rilhadas


Um Empreendimento turístico único no Norte de Portugal, envolvido pela natureza, que proporciona o lazer e o descanso.

Quer procures adrenalina, gastronomia típica (prova as batatas fritas com especiarias) ou relaxamento, o encantamento é garantido pela diversidade e qualidade dos recursos:

- as Casas do Moinho de Rilhadas (CC), o genuíno descanso numa propriedade rural;
- a Taberna do Rilhas, um encantador restaurante com magnificas paisagens;
- o Rilhadas Clube de Golfe, ambiente único para a modalidade de Golfe de 9 buracos;
- o Kartódromo de Fafe, um circuito com 890 metros de comprimento e sete metros de largura;
- o Rilhas Park, um espaço de aventura e lazer com golfe, paintball, Karting, carreira de tiro, piscina e insufláveis.


Centro da cidade de Fafe


Um pequeno passeio pelos recursos mais marcantes da Cidade de
Fafe:

- Museu das Migrações: onde poderás sentir as vivenças dos emigrantes portugueses;

- Teatro Cinema de Fafe: sabias que tentaram demolir este histórico edificio, algo que foi impedido pelas pessoas da terra?;

- Museu da Imprensa de Fafe: um conjunto de máquinas e equipamentos necessários à composição de vários jornais já extintos e onde poderás encontrar algumas máquinas produzidas no Porto;


Teatro Cinema de Fafe

Onde comer e beber: Adega Popular


A "Vitela assada a moda de Fafe" projetou a gastronomia fafense, desde o século XIX.

A Adega Popular, unidade de Restauração mais antiga da cidade, oferece a genuinidade dos aromas e dos sabores de Fafe.

Num ambiente típico e de aconchego vais-te deliciar com a afamada Vitela Assada à Moda de Fafe, o Pão-de-ló e os Doces de Gema, todos harmoniosamente regados pelo agradável Vinho Verde e Vinho Verde Espumante da Região.


A "Vitela assada a moda de Fafe" projetou a gastronomia fafense, desde o século XIX.

Onde dormir: Quinta do Minhoto


O Empreendimento “Quinta do Minhoto” oferece as autênticas vivências da Casa do Minhoto, o alojamento, os usos e os costumes, as atividades cíclicas do campo, a “Horta da Mãezinha”, a gastronomia, a animação tradicional e, ainda, o banho na piscina biológica, uma coisa rara nos dias que correm.

A unidade localiza-se na Freguesia de Fornelos, reconhecida como uma das Freguesias mais sustentáveis do País, detentora do Prémio Nacional Eco-Freguesias XXI 2017, estatuto reconhecido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Esta Casa de Campo acolhe, ainda, todos os anos, o Festival Terra Mãe, um Eco Festival, dedicado à Vida Saudável, sobre a pretensão de integrar três componentes da sustentabilidade - a social; a energética e a ambiental, zelando pela "harmonia entre a terra e a família".



O webook Porto viajou e percorreu este percurso a convite do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio