2 meses atrás

Livraria Lello inicia profundo restauro do seu interior

Obras de conservação e restauro vão obrigar ao encerramento da livraria nos dias 26 e 27 de julho


A Livraria Lello deu início a profundas obras de conservação e restauro do interior do seu edifício que incluem a recuperação completa de madeiras e estuques, a reformulação da instalação elétrica e da iluminação, bem como a instalação de um novo sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), investindo dois milhões de euros na requalificação deste património icónico do Porto reconhecido em todo o mundo.

Inaugurada em 1906, a Livraria Lello é considerada a livraria mais bonita do mundo, estando o seu edifício classificado como Monumento de Interesse Público.

O desgaste provocado pelos 111 anos de existência e pelos milhares de visitantes que recebe diariamente, justifica plenamente esta intervenção de conservação e restauro.

As obras que agora se iniciam revestem-se de extrema complexidade e estão sujeitas a fortes condicionalismos, nomeadamente o facto de se realizarem quase exclusivamente durante a noite, estando a livraria aberta durante o dia. No entanto, a recuperação dos soalhos do rés do chão e do 1.º andar, a ocorrer já na próxima semana, nos dias 26 e 27 de julho, implicará o encerramento da Livraria Lello ao público durante esses dois dias.

Os trabalhos


Para além dos sempre necessários trabalhos preparatórios, serão empreendidas obras de construção civil, conservação e restauro, reformulação do abastecimento de água e da instalação elétrica, colocação de um sistema de deteção e combate a incêndios e de desenfumagem, novos meios de segurança, reformulação completa da iluminação da livraria, trabalhos de carpintaria e restauro do mobiliário. As obras que agora se iniciam vêm no seguimento da 1.ª fase do restauro, terminada em julho do ano passado.

Em 2016, a atenção incidiu na reabilitação da cobertura, no restauro da fachada e do vitral de grandes dimensões.

A reabilitação da cobertura veio pôr cobro a infiltrações, melhorando a sua estanquicidade, comportamento térmico e de ventilação.

O restauro da fachada visou devolver as cores originais, especialmente às das duas figuras femininas da autoria de José Bielman e das letras “Lello e Irmão”.

Retirando as 12 camadas de tinta que, ao longo dos tempos, foram sendo sucessivamente sobrepostas, foi possível identificar os pigmentos originais de tinta que foram criteriosamente reproduzidos, procurando repor as primeiras cores que decoraram a fachada aquando da inauguração do edifício, em 1906.

No caso do vitral, esta foi a primeira vez que foi desmontado, limpo e reparado. Constituído por 55 painéis, assentes numa estrutura de ferro, o vitral – projeto de Gerardus Samuel van Krieken – encontrava-se bastante degradado, com abaulamentos significativos, calhas de chumbo danificadas e vidros partidos.


Em 2016, a atenção incidiu na reabilitação da cobertura, no restauro da fachada e do vitral de grandes dimensões.

O projeto


Tal como na 1.ª fase, o projeto de conservação e restauro interior da Livraria Lello ficou a cargo do gabinete Morais Soares Arquitetos, sendo as obras da responsabilidade da empresa Backhome II – Arquitetura e Construção. O custo total da operação ascende aos dois milhões de euros.

Sendo um edifício centenário, de grande relevância patrimonial e histórica, a Livraria Lello é hoje, também, uma das maiores atrações turísticas da cidade do Porto, tendo, em 2016, ultrapassado um milhão de visitantes, provenientes de todo o mundo. Neste contexto, as obras de conservação e restauro empreendidas em 2016 e 2017 procuram, por um lado, repor as condições originais do edifício e, por outro, melhorar a experiência do visitante.

Apesar destas não serem as primeiras obras de conservação do edifício da Livraria Lello são, sem dúvida, as mais profundas e que se pautam por um extremo rigor técnico e científico, sendo acompanhadas por técnicos da Direção-Geral do Património Cultural.
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio