5 meses atrás

Visita guiada a Matosinhos e exposição recordam o escultor da imagem de Fátima

Amanhã, 10 de maio e noite de lua cheia, regressam as visitas noturnas ao património cultural de Matosinhos guiadas pelo historiador Joel Cleto.


O segundo Moontosinhos de 2017 terá como tema “Fátima, Guilherme Thedim, Santa Cruz do Bispo… e o Homem da Maça”, recordando, deste modo, o autor da imagem oficial da “Virgem de Fátima”.

O início da visita guiada está marcado para as 21h30, junto ao largo da Igreja Paroquial de Santa Cruz do Bispo.

Coincidindo com o centenário da lenda da Cova de Iria, o percurso dará a conhecer a obra de Guilherme Thedim, escultor de arte sacra e natural de Santa Cruz do Bispo, mas também a igreja local, a quinta renascentista de D. Rodrigo Pinheiro e a obra que Nicolau Nasoni ali produziu, e a enigmática escultura do “Homem da maça”, que apareceu enterrada, em tempos imemoriais, junto ao Monte de São Brás.

Os pedidos de informação e as inscrições para esta e para as restantes visitas do ciclo poderão ser realizadas através do email: gmah@cm-matosinhos.pt.


O início da visita guiada está marcado para as 21h30, junto ao largo da Igreja Paroquial de Santa Cruz do Bispo.

Guilherme Thedim e a irmã Lúcia


a correspondência inédita trocada entre Guilherme Thedim e a irmã Lúcia, da qual resultou a imagem cultuada em Fátima, estará no centro de uma exposição documental que será inaugurada no próximo dia 18 de maio, na Sala-Museu Guilherme Thedim, em Santa Cruz do Bispo.

Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, a mostra ficará parente até ao final do ano e dá conta da relação de amizade que o escultor estabeleceu com a alegada vidente e das indicações que permitiram a Thedim criar a imagem de Fátima.

Guilherme Ferreira Thedim foi, ao longo do século XX, autor das imagens sacras que decoram inúmeros altares da Europa, Ásia, Africa, Oceânia e América.

A criação, em 2009, de um espaço museológico na terra onde residiu e trabalhou durante cerca de 50 anos tem permitido à Câmara Municipal de Matosinhos preservar e divulgar o espólio doado à autarquia pelos herdeiros do escultor.


Guilherme Ferreira Thedim foi, ao longo do século XX, autor das imagens sacras que decoram inúmeros altares da Europa, Ásia, Africa, Oceânia e América / Foto Maria Teresa Teixeira via flickr
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio