6 meses atrás

A partir de hoje há uma exposição sobre fotografias antigas de Matosinhos

No tempo em que Matosinhos ia ao Leça e malhava o milho


Houve um tempo, criançada de todas as idades, em que Matosinhos não tinha quase nada daquilo que hoje cá há.

Não havia Porto de Leixões nem prédios à beira-mar, quase nada de arquiteturas ou idas à praia, shopping nenhum e autoestradas nem sonhá-las.

A vida, ainda assim, transcorria entre as idílicas margens do rio Leça e as eiras onde se malhava o milho; as mulheres carregavam à cabeça as latas do leite e a roupa lavada no rio; e os homens ostentavam vastos bigodes e poses de se lhes tirar o chapéu.

O “photomaton” do concelho de Matosinhos destes outros tempos está (quase) todo fixado na exposição “Retratos & Memórias” que inaugura hoje, dia 13 de abril, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e que ficará patente até ao dia 6 de maio.


Propondo um olhar demorado sobre Matosinhos em 35 imagens de grande intensidade dramática, “Retratos & Memórias” mostra as primeiras idas à praia e os pachorrentos lazeres dominicais

Espólios de Armando Leça e A. Vieira


Composta por imagens que pertencem aos espólios fotográficos de Armando Leça e A. Vieira, atualmente à guarda do Arquivo Fotográfico Municipal, a exposição apresenta fotografias individuais, de grupo e de família, revelando diferentes momentos do quotidiano, ambientes e classes sociais.

Propondo um olhar demorado sobre Matosinhos em 35 imagens de grande intensidade dramática, “Retratos & Memórias” mostra as primeiras idas à praia e os pachorrentos lazeres dominicais, os colossais carvalhos que testemunhavam essas vidas e, sobretudo, o nascimento de uma era em que a fotografia começou a assumir um importante papel de preservação dos costumes e da memória individual e coletiva, substituindo a pintura e, deste modo, democratizando o acesso ao passado e à sua representação.
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca - Matosinhos
Quando: de 13 de abril a 6 de maio. 2ªf a 6ªf, 9h30 – 19h00; Sábado, 09h30 – 12h30 / 13h30 – 17h30
Deixe o seu comentário

Registe-se para comentar!

Precisa de estar registado para poder fazer comentários. Faça login ou registe-se gratuitamente, no webook® Porto. Se preferir, pode usar a sua rede social para fazer o login.

Anúncio