“Porto à Mostra” convida todos a conhecer melhor a Universidade do Porto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os alunos do ensino básico e secundário têm 4 dias para experienciar um primeiro contacto com as diferentes áreas de ensino e de investigação na Mostra da Universidade do Porto

Mostra da Universidade do Porto realiza-se apenas de 20 a 23 de abril no Pavilhão Rosa Mota, no entanto, a partir deste fim-de-semana já será possível beneficiar de um conjunto de atividades pela cidade do Porto que prometem despertar a curiosidade para o que pode ser experimentado mais tarde no Palácio de Cristal.

O “Porto à Mostra”, com início a 8 de abril, convida quem passar pela Câmara Municipal do Porto entre as 15h30 e as 17h30, a vestir a pele de “Robin Wood” e a experimentar a modalidade de tiro com arco com a ajuda de instrutores e atletas do Centro Desportivo da U.Porto.

No dia seguinte, a 9 de abril, pelas 17h00, a “Mostra da U.Porto” promete fazer tremer a cidade, ao propor uma visita ao edifício, ao sismógrafo histórico e à exposição “Fragmentos do Espaço: a exploração espacial tripulada”, no Instituto Geofísico da U.Porto (IGUP), situado na Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia.

Visita ao IGUP

O IGUP foi fundado em 1885 e é uma das duas únicas estações climatológicas seculares existentes no país, tendo funcionado neste espaço uma estação sísmica integrada numa rede mundial, que, durante a Guerra Fria, forneceu dados aos Estados Unidos da América sobre os testes nucleares da antiga URSS.

A  visita é limitada a 30 pessoas e carece de inscrição que podes fazer aqui.

Esta visita repete-se também nos dias 10, 11 e 12 de abril às 18h30 e dia 13 de abril às 17h00.

No dia 12 de abril (quarta-feira), também pelas 17h00, a Engenharia Civil mostra-se à cidade, com uma visita guiada à Casa Andresen (Jardim Botânico do Porto) com o acompanhamento do arquiteto Nuno Valentim e do engenheiro Aníbal Costa.

Visita ao CIIMAR e grupos académicos

13 de abril (quinta-feira), a partir das 11h00, está agendada uma visita ao CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – no novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões que reúne 460 investigadores que procuram dar resposta aos desafios económicos e sociais, contribuindo para o crescimento económico e sustentável do país.

O número de visitantes é limitado sendo necessário efetuar inscrição prévia até dia 11 de abril para o email divulgacao@ciimar.up.pt.

Mais tarde, pelas 18 horas, na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), terá lugar uma atuação de grupos académicos da universidade, que prometem “mostrar” a todos os presentes um pouco da sua tradição, ao percorrer algumas ruas da cidade. Entre os grupos confirmados, vão estar o Orfeão Universitário do Porto e os Looney Tuna, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Os eventos da Mostra da U.Porto terminam no dia 18 de abril, com um convite à comunidade para assistir à aula de Desenho dos estudantes da Faculdade de Belas-Artes da U.Porto à entrada da Estação de São Bento, entre as 9h00 e as 12h00.

Até ao Pavilhão Rosa Mota

De 20 a 23 de abril, no Pavilhão Rosa Mota, a Mostra da Universidade do Porto convida o público a conhecer os mais de 600 programas de formação da U.Porto, entre o 1.º ciclo (licenciatura e mestrado integrado) e aos mais elevados graus de pós-graduação (mestrado e doutoramento).

Podes consultar aqui todo o programa oficial.

Na última edição desta iniciativa, passaram no Pavilhão Rosa Mota, mais de 18.000 pessoas / Foto U. Porto
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog

Últimas novidades no Porto

Avenida da Boavista tem um novo cruzamento

Matosinhos apoia mais 19 famílias através do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

A música está de volta ao Coliseu Porto Ageas e com acesso gratuito

Linha Rosa e Linha Amarela vão custar 288 milhões de euros

500 Milhas do ACP estão de volta e partem da Maia

Jazz no Parque de Serralves está de volta

Vigilância das praias de Matosinhos já começou

Vila Nova de Gaia é o concelho do país com mais praias “Qualidade de Ouro”

Escadas Rolantes de Miragaia já estão a funcionar

ponte-d-luis-webook