A 22 de Junho de 1963 era inaugurada a Ponte da Arrábida, do Eng. Edgar Cardoso, tendo o arco em betão 270 metros sido o record até ao ano seguinte.
Nos anos 40 verificou-se que a circulação na Ponte Luiz I, começava a fazer-se com grande dificuldade, pelo aumento demográfico nas duas margens e do trânsito rodoviário
Por isto o Governo em 1955 aprovou o projecto do engenheiro Edgar Cardoso da nova ponte sobre o rio Douro de seu nome “Ponte da Arrábida”.
Ponte da Arrábida teve um custo de cerca de 240 mil contos, cerca de 1.200.000 €, e em Março de 1957 foram iniciadas as obras.
Na sua construção foram gastos 20 mil toneladas de cimento, 58.700 m³ de betão armado, 2.250 toneladas de aço nos varões e 2.200 toneladas de aço laminado.
Em 1963 esta ponte possuía o maior arco betão armado, de uma ponte, no Mundo.
Percorra a galeria abaixo e veja o processo de construção da ponte em 22 imagens (fonte: arquivo da Câmara Municipal do Porto) com muitas histórias para contar.
Reprodução do projeto da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida Várias fases da construção da Ponte da Arrábida, entre 1960 e 1963 Várias fases da construção da Ponte da Arrábida, entre 1960 e 1963 Várias fases da construção da Ponte da Arrábida, entre 1960 e 1963 Várias fases da construção da Ponte da Arrábida, entre 1960 e 1963