Palácio de Cristal é o vencedor das “Sete Maravilhas Desaparecidas do Porto”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

“Entre os 32 candidatos em votação na página Porto Desaparecido, o Palácio de Cristal foi o mais votado.

 A tendência de votos registada nos últimos dias não se alterou e o Palácio de Cristal tornou-se mesmo a primeira maravilha desaparecida do Porto, segundo uma votação que esteve a decorrer na página de Facebook Porto Desaparecido.

Com 744 votos (de um total de 5.457), o Palácio de Cristal venceu esta eleição entre 32 candidatos. Era um edifício espantoso de ferro e vidro construído pelo arquiteto inglês Thomas Dillen Jones para acolher a Exposição Internacional do Porto, em 1865. Inspirado no Crystal Palace londrino, o Palácio de Cristal, com três naves com 150 metros de comprimento por 72 de largura, foi durante quase um século um ex-líbris do Porto, até que em 1951 foi demolido para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos (atual Pavilhão Rosa Mota).

Sessenta e quatro anos depois, o Palácio de Cristal torna-se a primeira maravilha desaparecida do Porto.

Na segunda posição, com 556 votos, ficou a Calçada portuguesa e o Jardim do Aliados, construídos em 1882 à imagem do que fora feito, uns anos antes, no Rossio, em Lisboa. Em 2005, no âmbito de um projeto de arranjo urbanístico dos arquitetos Siza Vieira e Souto Moura, o pavimento foi substituído por granito.

Com 406 votos, a ponte Pênsil, cujo nome oficial era ponte D. Maria II, ficou na terceira posição. Aberta ao público a 17 de fevereiro de 1843, funcionou durante 45 anos até que foi substituída pela Ponte D. Luís, construída ao seu lado. Restam apenas os pilares e as ruínas da casa do guarda.”

Fonte: Porto Desaparecido

Não perca nada

Últimas novidades no Porto

Estão de regresso as refeições ao ar livre com vista para o rio Douro no Vinum

partir da próxima segunda-feira, 25 de maio, será possível desfrutar da espaçosa sala do restaurante, mas também de refeições servidas no generoso terraço com vista para as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. Durante a próxima semana, todos os visitantes serão recebidos com um Porto Tónico e um aperitivo de oferta.

Maiambiente avança com retoma dos serviços de forma faseada

De forma a dar resposta à retoma progressiva à normalidade, a Maiambiente preparou um Plano de Desconfinamento dos serviços de recolha de resíduos e limpeza pública alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde e pela Câmara Municipal da Maia, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por COVID-19.

Alameda Shop & Spot agenda reabertura e regresso à atividade

Na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei 20/2020, de 1 de maio, e em cumprimento das novas medidas decretadas pelo Governo e Direção Geral de Saúde (DGS), o Alameda Shop & Spot ajustou as suas operações em consonância com o gradual levantamento das regras do confinamento.

  • Octavio Manuel Correia Pinto
    1 de Abril, 2015 at 14:54

    A mim parece-me justa esta votação.
    Como eu adoraria que o Palácio de Cristal continuasse a estar aqui para os portuenses e para todos os que nos visitam.

chat
Adicione um Comentário